CONFUSÃO

Servidor se chama de “senhor boiola” em e-mail e caso vai parar na corregedoria

Desfecho inusitado derruba tese de LGBTfobia

O MIDR conduziu uma investigação e apurou que o próprio servidor teria se autointitulado na peça com o nome ofensivo.
Servidor se chama de “senhor boiola” em e-mail e caso vai parar na corregedoria – Créditos: Canva

O que era para ser motivo de felicitações virou alvo de investigação na Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), chefiada pela sul-mato-grossense Rose Modesto. Um e-mail institucional com a lista de aniversariantes de março foi enviada no primeiro dia do mês com o nome de um servidor seguido de “(Senhor Boiola)”.

Publicidade

A autarquia vinculada ao MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) conduziu uma investigação e apurou que o próprio servidor, que é da assessoria de comunicação, teria se autointitulado na peça com o nome ofensivo.

O desfecho “inusitado” derruba a tese de que se tratava de um caso de LGBTfobia, ou seja, um preconceito de terceiros ligado à orientação sexual do homem.

Em conversa com o Midiamax, Rose Modesto disse que conversou com o servidor e que o caso foi enviado para a corregedoria. “Volto a dizer se fosse alguém ofendendo ele seria diferente, mas ele se autointitulou [..] fui investigar para ver se alguém chamava ele por algum apelido, mas não tinha”, explica.

A superintendente da Sudeco também contou que o homem teria dito que se tratava de uma “brincadeira” e que estava bem. “Ele mesmo escreveu na frente do nome dele. É uma ‘brincadeira’ que não deveria acontecer em lugar nenhum, mas infelizmente ele fez”, ela lamenta.

Publicidade

Lista foi retirada de circulação

A Sudeco publicou uma nota oficial sobre o caso na última segunda-feira (11). O texto diz que a atitude foi um ato isolado e não condiz com os valores e princípios da instituição. A lista foi retirada de circulação.

“A Superintendência revisará suas normas e procedimentos internos para garantir que a comunicação institucional seja sempre respeitosa e inclusiva, e reforçará seus treinamentos sobre diversidade e inclusão para todos os servidores e colaboradores”, diz parte do texto.

*Leia mais em MidiaMax

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.