A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) comunicou a prisão do décimo suspeito de envolvimento em incêndios no estado desde o último dia 21. O caso mais recente aconteceu na quinta-feira (29) e reforça o alerta sobre a gravidade das queimadas na região.
O suspeito, um homem de 39 anos, foi preso em flagrante após iniciar focos de incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar em Pindorama, cidade próxima de São José do Rio Preto. Os vigilantes de uma empresa nas proximidades acionaram a polícia, que conseguiu conter o indivíduo.
Homem preso por incêndio em Pindorama
Com o suspeito, foram encontrados uma bicicleta, um isqueiro, uma caixa de fósforos e R$ 158 em dinheiro. Em depoimento à polícia, ele afirmou ter consumido drogas antes de cometer o crime. O homem foi encaminhado à Cadeia Pública de Catanduva.
O aumento do número de incêndios no estado de São Paulo tem causado grande preocupação. Segundo a SSP-SP, não há ligação entre este caso e os outros nove que culminaram em prisões recentemente. Essa informação é crucial para entender a complexidade do problema.
Qual o impacto das queimadas?
A onda de incêndios está gerando prejuízos significativos. O governo do estado estima que os danos já ultrapassam R$ 1 bilhão. Além disso, mais de 7 mil agentes públicos foram mobilizados para combater as chamas na última semana. Infelizmente, duas pessoas perderam a vida no processo de combate às queimadas.
O tempo excepcionalmente seco das últimas semanas agravou a situação, facilitando a propagação do fogo e dificultando o trabalho das equipes de combate. Os esforços das autoridades, porém, têm sido intensos na tentativa de minimizar os danos.