A triatleta Luisa Baptista, de 29 anos, foi transferida da Santa Casa de São Carlos (SP) para o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no início da madrugada desta segunda-feira (25).
Ela sofreu um acidente no sábado (23) e continua internada em estado grave, segundo informações do G1. Um motociclista, que não tinha habilitação, atingiu a bicicleta dela em um estrada vicinal. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Luisa foi submetida à terapia de circulação extracorpórea – quando um aparelho substitui temporariamente as funções do coração e dos pulmões, enquanto esses órgãos ficam excluídos da circulação. Depois do procedimento ela teve “melhora importante”, segundo a assessoria da Santa Casa.
“Após estabilidade, ela foi transferida ao Hospital das Clínicas de São Paulo por transporte aéreo com suporte intensivo”, informou o hospital em nota.
O acidente
Luisa sofreu politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita. Ela passou por cirurgia no sábado e seguia sedada e com ventilação mecânica até domingo (24).
A medalhista de ouro do Pan-Americano 2019 ficou gravemente ferida no acidente, que aconteceu na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), no distrito Santa Eudóxia.
O motociclista Naym José Sales, de 27 anos , que bateu na traseira da bicicleta da triatleta, foi socorrido para o mesmo hospital com picos de confusão e ferimentos de média complexidade.
Segundo informações do G1, que constam no boletim de ocorrência, o motociclista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A moto foi apreendida pela Polícia Militar.
Luisa está de férias e saiu cedo no sábado para pedalar com um grupo de ciclistas. Na hora do acidente, os colegas estavam afastados e não viram o que aconteceu. A pista é simples e não tem acostamento.