Durante uma reunião da Executiva Nacional do União Brasil, o nome de Luciano Bivar foi aprovado como pré-candidato à Presidência da República pelo partido. A reunião, juntamente com o anúncio, aconteceu nesta quinta-feira (14).
Apesar da definição, a sigla ainda se reunirá com MDB, PSDB e Cidadania para lançarem apenas um candidato em comum acordo. O anúncio de um nome, para representar todos estes partidos, deve acontecer no dia 18 de maio. Luciano Bivar é o nome proposto pelo União Brasil. Pelo PSDB, temos o nome do ex-governador de São Paulo João Doria e o MDB conta com a senadora Simone Tebet.
DEM + PSL = União Brasil
Bivar foi o fundador do PSL em 1994, e também já disputou a Presidência em 2006, quando recebeu menos de 0,1% dos votos válidos.
O PSL conseguiu maior expressão no campo político com a filiação do até então deputado Jair Bolsonaro, que além de ter sido eleito Presidente da República, rendeu ao partido números inéditos em sua história: Elegeu 53 deputados federais, três governadores e quatro senadores.
A fusão entre DEM e PSL garante ao novo partido, União Brasil, o maior fundo eleitoral para as eleições em 2022, bem como o maior tempo para campanha na televisão e no rádio.
Sergio Moro está fora?
Sergio Moro, antigo pré-candidato à Presidência pelo Podemos, filiou-se ao União Brasil no dia 31 de março, e viu hoje (14) sua chance perder força, com o anúncio de Bivar. No twitter, o ex-juiz se coloca como um defensor da democracia e a favor do rompimento com a polarização política entre Lula e Bolsonaro. Apesar da difícil disputa ainda não há um pronunciamento oficial a respeito da desistência ou não, por Moro, ao cargo.
O União Brasil escolheu o seu pré-candidato à Presidência, Luciano Bivar. Espera-se que os demais partidos também possam definir, com clareza, os seus pré-candidatos. Sigo como um soldado da democracia, estimulando a composição para romper a polarização politica.
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 14, 2022