Nas últimas horas, foi confirmado o lançamento de uma nova minivan inspirada no Citroën 2CV, produto da união entre a empresa francesa e o construtor italiano Caselani. Soma-se a este renascimento o do Type H em 2017, também graças ao trabalho conjunto entre a marca double chevron e os italianos.
Haverá duas versões disponíveis. Um é destinado a passageiros, equipado com motor cem por cento elétrico com 136 CV de potência e autonomia declarada de 280 quilômetros.
A outra é uma variante destinada ao uso comercial, que incorpora um motor turbodiesel de 130 cv ou um motor a gasolina de 110 cv.
Um detalhe a destacar é que a montadora trabalhou para que os motores tivessem um baixo nível de emissões poluentes.
O Citroën 2CV chegou à região no final da década de 1950, quase dez anos após seu lançamento global.
Em 1967 começou a ser fabricado na Argentina nas versões furgão e pick-up, embora poucas unidades deste último tenham sido produzidas. Já na fábrica localizada no bairro de Barracas, em Buenos Aires, começaram a produzir o 3CV, que se diferenciava de seu antecessor principalmente pelo motor de 605 cm3 e 28 CV de potência.
Curiosamente, a Argentina foi um dos poucos países onde o 3CV teve mais sucesso que seu antecessor, já que o 2CV só foi descontinuado em 1991, colhendo quase 4 milhões de vendas em todo o mundo.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.