Renault 4 voador é apresentado

Esta versão inovadora, denominada AIR4, foi criada pela marca de diamantes em conjunto com o centro de design TheArsenale para celebrar o 60º aniversário do modelo emblemático

Renault 4 voador é apresentado
(Crédito: Divulgação/ Renault)

Como parte das comemorações dos 60 anos do lendário Renault 4, a marca com o diamante criou em conjunto com o centro de design TheArsenale uma versão voadora chamada AIR4.

Publicidade

Totalmente concebido, projetado, desenvolvido e montado na França no parque tecnológico Sophia Antipolis, na Côte d’Azur, este showcar futurista é uma reinterpretação do modelo que vendeu mais de oito milhões de unidades em mais de 100 países durante seus trinta anos de existência.

O design inovador do veículo em fibra de carbono mantém as linhas e os volumes do 4L original, ao mesmo tempo que oferece novas capacidades dinâmicas. Usando técnicas de design generativas e inteligência artificial, os engenheiros do TheArsenale foram capazes de melhorar e refinar as ideias dos designers, mesmo antes de conduzir os primeiros testes no mundo real. Sua rigidez foi completamente revisada para incluir novos conceitos como empuxo ou sustentação, que exigiam uma infinidade de cálculos e testes.

Em vez de rodas, o AIR4 usa quatro hélices duplas para se mover, cada uma localizada em um canto do veículo. O chassis do Renault 4, reinventado para a ocasião e fixado na frente, fica localizado no centro do quadro e o motorista pode caber na cabine levantando-a.

Quanto ao aspecto técnico, é alimentado por baterias de polímero de lítio 22.000 mAh que geram uma capacidade total de 90.000 mAh.

Publicidade

O veículo é capaz de atingir uma velocidade horizontal máxima de 26 m / s com inclinação de 45 graus em vôo e até 70 graus de inclinação máxima. Pode voar até 700 metros de altitude com uma velocidade de decolagem de 14 m / s (limitada a 4 m / s por razões de segurança) e uma velocidade de pouso de 3 m / s.

Após o lançamento digital, o AIR4 será apresentado ao público e até o final do ano ficará exposto em Paris, especificamente no Atelier Renault localizado na Champs Elysees, juntamente com outras versões históricas do Renault 4.

No início de 2022 o AIR4 chegará aos Estados Unidos, primeiro em Miami e depois em Nova York, antes de fazer escala em Macau.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.