MUNDO ANIMAL

Elefantes usam ‘nomes’ para chamar companheiros de espécie, segundo pesquisadores

O estudo foi conduzido na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, e analisou sons emitidos por animais da savana do Quênia

O estudo foi conduzido na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, e analisou sons emitidos por elefantes da savana do Quênia.
Elefantes emitem sons específicos para cada indivíduo – Créditos: Canva

Um recente estudo, conduzido por cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que os elefantes possuem nomes, utilizados pela matilha para se referir uns aos outros. Os nomes são sons que eles produzem para designar os companheiros de forma individual.

A pesquisa, liderada pelo cientista Michael Pardo, foi publicada na revista científica Nature Ecology Evolution e estudou a comunicação vocal complexa que é utilizada pelos elefantes. Eles se comunicam, por exemplo, através dos “rumbles“, ou ribombos, que são sons de baixa frequência. É através destes sons que as fêmeas mantém contato de longa distância, a mais de 50 metros, com seus filhotes.

A hipótese trazida pelo estudo é que estes ribombos podem carregar informações como nomes. Os pesquisadores analisaram gravações de sons emitidos pelos elefantes em diferentes pontos da savana do Quênia entre 1980 e 2020. Eles utilizaram um programa computacional que tentou identificar padrões sonoros que se repetiam nas interações entre os animais.

O resultado averiguado foi que, por mais que os ribombos emitidos não tenham uma formulação sonora exata e idêntica toda vez que é pronunciada como os nomes humanos, os padrões são semelhantes o suficiente para propor que o sistema de comunicação envolve algo parecido como o que se apresenta na espécie humana.

Os chamados de uma fêmea por seu filhote, por exemplo, são parecidos, e extremamente diferentes do chamado por outro elefante bebê. Ainda, quando várias fêmeas chamam o mesmo filhote, seus chamados são semelhantes entre si e distintos dos ribombos utilizados quando cada fêmea chama seu próprio filhote. O computados, inclusive, pode usar as informações coletadas para prever qual filhote está sendo chamado através da padronização.

Confira os sons emitidos pelos animais:

Elefantes e golfinhos são mamíferos que utilizam nomes

Os elefantes não são a primeira espécie não humana a usar nome, pois cientistas já averiguaram que golfinhos-nariz-de-garrafa também se dirigem uns aos outros através de sons individuais. Os mamíferos aquáticos emitem uma sinalização conhecida como assobio-assinatura, que é uma sequência específica de sons que apenas o indivíduo emite.

Basicamente, é como se todo golfinho nadasse pelo oceano repetindo seu próprio nome. Os outros, por sua vez, podem imitar o assobio-assinatura para interagir com seu dono, como se estivessem dizendo ‘olá’.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini