Na madrugada de terça-feira (10), quatro astronautas foram lançados ao espaço em uma cápsula Crew Dragon modificada da SpaceX. A missão Polaris Dawn, que deve durar cinco dias, tem como objetivo testar novos designs de trajes espaciais e realizar a primeira caminhada espacial privada.
A tripulação, composta por um empreendedor bilionário, um piloto de caça militar aposentado e dois funcionários da SpaceX, decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, às 6:23 (horário de Brasília). Nove minutos e meio depois, a cápsula alcançou a órbita.
Polaris Dawn: a missão espacial privada
A Polaris Dawn, missão espacial privada, é a quinta e mais arriscada já realizada pela Crew Dragon. Sua nave eventualmente se estabelecerá em uma órbita oval, chegando tão perto da Terra quanto 190 km e tão distante quanto 1.400 km. Esta será a maior distância que qualquer humano terá viajado desde a era do programa lunar Apollo, encerrado em 1972.
O lançamento foi adiado no passado devido a um pequeno vazamento de hélio no equipamento terrestre e a uma falha na recuperação do propulsor do Falcon 9. Nesta terça-feira, o lançamento foi atrasado cerca de duas horas devido ao clima desfavorável.
A tripulação da Polaris Dawn é composta por quatro pessoas. Jared Isaacman, 41 anos, piloto e fundador bilionário da empresa de pagamentos eletrônicos Shift4, lidera a missão. Ele também financiou o voo Inspiration4 em 2021.
- Jared Isaacman – Fundador da Shift4 e financiador da missão.
- Scott Poteet – 50 anos, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA.
- Sarah Gillis – 30 anos, engenheira sênior da SpaceX.
- Anna Menon – 38 anos, engenheira sênior da SpaceX.
O foco da missão é testar novos designs de trajes espaciais e coletar dados sobre como a radiação cósmica e o vácuo do espaço afetam o corpo humano.
Ver essa foto no Instagram
O que é uma caminhada espacial?
Uma caminhada espacial, planejada para o terceiro dia da missão a uma altitude de 700 km, durará cerca de 20 minutos. Durante esta atividade, a Crew Dragon despressurizará toda a cabine, já que não possui uma câmara de descompressão. Todos os quatro astronautas dependerão de seus trajes espaciais para respirar.
A primeira caminhada espacial dos EUA ocorreu em 1965, em uma cápsula Gemini, usando um procedimento semelhante. O astronauta Jared Isaacman sairá da espaçonave junto com Sarah Gillis, enquanto Scott Poteet e Anna Menon permanecerão na cabine.
Além da Polaris Dawn, Isaacman tem planos para futuras missões privadas, incluindo um voo com o Starship da SpaceX, um foguete gigante em desenvolvimento para missões à Lua e Marte. Esta missão é a primeira do programa privado Polaris de Isaacman, que incluirá uma missão subsequente da Crew Dragon no futuro.
Desde a aposentadoria do Ônibus Espacial em 2011, a Nasa confia na SpaceX para realizar missões de astronautas de e para a ISS. A empresa já realizou nove missões de astronautas para a agência espacial estadunidense e quatro missões privadas.