
Foi capturada em uma casa em Vitor Meireles (270 km de Florianópolis) uma aranha-armadeira, considerada a mais venenosa do planeta. O animal recebeu esse nome por estar sempre em posição de defesa, com as patas dianteiras levantadas. Segundo o Instituto Butantan, ela tem a capacidade de saltar até 40 centímetros de distância quando se sente ameaçada. Seu veneno pode atingir o sistema nervoso em questão de minutos.
De acordo com os Bombeiros Voluntários do município, o animal tinha cerca de 10 centímetros e foi devolvido à natureza em uma área afastada e sem residências próximas.
Ao site G1, o biólogo Christian Raboch, afirmou que a espécie tem veneno mortal e com ação rápida. Por ser comum em ambientes próximos de florestas, o biólogo afirma que o ideal é que residências tenham proteções e isolantes em portas e janelas.
Os socorristas do município de Vitor Meireles divulgaram uma nota com dicas do que fazer ao ser picado pela aranha-armadeira:
- Lave o local com água e sabão;
- Procure um serviço médico urgente;
- Mantenha o local da picada elevado;
- Use uma compressa morna para aliviar a dor;
- Se possível, faça foto da aranha para facilitar o processo de identificação.
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190) assim que tiver contato com a aranha em ambiente doméstico;