O Papa Francisco ligou para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste sábado (26). O pontífice expressou a “mais profunda dor” pelo sofrimento do país, segundo informou pelo Twitter a embaixada da Ucrânia no Vaticano. Mais detalhes da conversa não foram divulgados.
O presidente ucraniano falou sobre o telefonema pelo Twitter. Na postagem, Zelensky agradeceu ao religioso “por suas orações pela paz e pedidos pelo cessar-fogo na Ucrânia”. Ainda na mensagem, o líder disse que o povo ucraniano sentia o apoio espiritual do Papa.
Подякував Папі Франциску @Pontifex за молитви за мир в Україні та припинення вогню. Український народ відчуває духовну підтримку Його Святості.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 26, 2022
Também neste sábado, o Vaticano postou uma mensagem de paz do Papa Francisco em ucraniano e russo nas redes sociais do pontífice. Na sexta-feira (25), o papa visitou a embaixada da Rússia no Vaticano para pedir um cessar-fogo no conflito.
O líder da Igreja Católica instituiu que a quarta-feira de cinzas será um dia de oração e de jejum pelo fim do conflito ucraniano.