Por que Zelensky continua no poder mesmo após fim de mandato?

Presidente anunciou, em novembro do ano passado, a suspensão de novas eleições

O mandato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acabou no começo desta semana. Porém, o ex-ator não deixará o comando do país mesmo após sua expiração.
País está sob Lei Marcial – Créditos: Facebook/Reprodução

O mandato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acabou no começo desta semana. Porém, o ex-ator não deixará o comando do país mesmo após sua expiração. Isso dá-se pelo período de guerra que a Ucrânia vive com a Rússia desde fevereiro de 2022, fazendo com que as autoridades instaurassem uma lei marcial, que proíbe novas eleições.

Publicidade

A falta de um novo pleito, geralmente em 31 de março, não era nenhuma novidade. Em novembro de 2023, Zelensky já havia anunciado a impossibilidade de novas eleições durante a fase enfrentada pelos ucranianos.

“A Constituição ucraniana deixa isso claro. O presidente não perde automaticamente seus poderes 5 anos após a posse. Esses poderes são removidos apenas quando o novo presidente eleito assume o cargo, ou seja, após as eleições”, afirmou Andriy Mahera, do Centro de Política e Reforma Legal em Kiev.

Aprovação de Zelensky ainda é alta

Mesmo com a queda do índice, cerca de 65% dos ucranianos ainda acreditam que Volodymyr Zelensky é o melhor nome para guiá-los. Este número chegou a 90% nos meses posteriores à invasão russa. “Para os ucranianos, a prioridade é vencer a guerra e depois fazer uma eleição”, explica  Anton Hrushetskyi, chefe do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev.

Publicidade

A logística de realizar um processo eleitoral neste neste contexto também beira o impossível. Além de ter um quinto de seu território ocupado por forças da Rússia, milhares de soldados da ucrânia estão na linha de frente e não podem se locomover para registrar seus votos.

Mesmo com um novo pleito, a possibilidade de que Zelensky fosse eleito novamente é alta. “Mesmo se tivéssemos eleições amanhã, seria o Zelensky de novo. Apenas no fim da guerra a atitude vai mudar e as pessoas vão começar a perguntar o que vêm guardando para tempos de paz”, disse o renomado autor ucraniano Andriy Kurkov. “Não há presidente alternativo”, completou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.