No terceiro ano da guerra na Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin insinuou que estaria disposto a suspender a ofensiva militar se a comunidade internacional reconhecesse a fronteira atual delimitada pelos territórios ocupados no leste ucraniano.
Essa proposta, que inclui a promessa de não avançar sobre territórios da OTAN, não foi bem recebida por Kiev e seus aliados, que defendem a integridade territorial do país. A Ucrânia perdeu parte de seu território para tropas russas desde o início da invasão em fevereiro de 2022.
Essa postura de Putin, que está isolado internacionalmente, veio à tona antes da Cúpula pela Paz convocada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para meados do próximo mês na Suíça. Um encontro de líderes mundiais ao qual a Rússia não foi convidada e que, segundo o governo ucraniano, Putin tentará “sabotar”.
De acordo com fontes do Kremlin citadas pela Reuters, o presidente russo estaria disposto a interromper a guerra na Ucrânia com um cessar-fogo negociado que reconheça as atuais linhas de frente.
“Putin pode lutar pelo tempo que for necessário, mas também está disposto a um cessar-fogo, para congelar a guerra”, explicou uma fonte. Entretanto, outras figuras apontam que o presidente russo não deseja parar o combate armado.
Reação da Ucrânia às declarações de Putin
Em resposta, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou Putin de tentar “sabotar” a cúpula de paz convocada pela Ucrânia na Suíça, buscando uma “unidade global” e pressionando a Rússia a um cessar-fogo, usando “sinais falsos” sobre sua disposição de encerrar a guerra.
“Por que há ‘fontes’ dizendo de repente que Putin está disposto a parar a guerra com as atuais linhas no campo de batalha? Simples, Putin procura desesperadamente descarrilhar a Cúpula da Paz de 15 e 16 de junho na Suíça”, escreveu Kuleba em suas redes sociais.
Why are Russian “sources” suddenly telling the media that Putin is willing to halt the war at the current battle lines? It’s simple.
Putin is desperately trying to derail the Peace Summit in Switzerland on June 15–16. He is scared of its success. His entourage sends these phony…
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) May 24, 2024
*Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com