Ucrânia afirma ter atacado território russo com armas ocidentais

A retaliação ocorre depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, ter dado permissão ao governo ucraniano para realizar ataques limitados com armamento americano no território russo ao redor de Kharkiv

Ucrânia afirma ter atacado território russo com armas ocidentais
Ucrânia utiliza armas ocidentais na guerra contra a Rússia – Crédito: Reprodução/presidência da Ucrânia/via X

A Ucrânia anunciou que atacou território russo com armas fornecidas por países ocidentais. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (3) após uma série de ataques da Rússia contra o território ucraniano, que levou a uma escalada da tensão entre os dois países.

Publicidade

O governo da Ucrânia disse que utilizou armas fornecidas pelos EUA, Reino Unido e Alemanha, entre outros, para responder aos ataques russos. Os ataques foram feitos ao sistema de mísseis russo S-300.

“Queima lindamente. É um S-300 russo. Em território russo. Os primeiros dias após a permissão para usar armas ocidentais em território inimigo”, postou a ministra do governo ucraniano, Iryna Vereshchuk, no Facebook, ao lado de uma foto que supostamente mostrava o ataque.

Armas fornecidas pelos países ocidentais

A retaliação ocorre poucos dias depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, ter dado permissão à Ucrânia para realizar ataques limitados com armas dos EUA no território russo ao redor de Kharkiv. Antes, vários países europeus removeram as restrições sobre a forma como as armas poderiam ser usadas.

A permissão concedida pelos EUA foi inédita e ousada, contudo, tem caráter provisório e altamente condicional. A Ucrânia só pode atingir alvos em redor de Kharkiv.

Publicidade

Os EUA se posicionaram com veemência em não permitir que o governo ucraniano utilize os armamentos mais potentes para disparar contra a Rússia: os mísseis de longo alcance conhecidos como ATACMS, que podem atingir alvos a 300 quilômetros de distância.

Em vez disso, a Ucrânia só pode utilizar mísseis de curto alcance conhecidos como GMLRS, que têm um alcance menor, de cerca de 70 quilômetros.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.