Zelensky pressiona os EUA por ajuda militar após derrota importante

O presidente ucraniano entende que há evidências crescentes de que a balança do conflito está pendendo para o lado russo

zelensky-pressiona-os-ajuda-militar
Zelensky – Crédito: Reprodução/Youtube

Depois da retirada das tropas ucranianas da cidade de Avdiivka, Zelensky fez um apelo para o Ocidente. O presidente da Ucrânia solicitou com urgência mais ajuda militar das nações aliadas na Conferência de Segurança de Munique, realizada no sábado (17). Ele entende que há evidências crescentes de que a balança do conflito está pendendo para o lado russo.

Publicidade

“Infelizmente, manter a Ucrânia no déficit de armas, particularmente em déficit de artilharia e capacidades de longo alcance, permite que Putin se adapte à intensidade atual da guerra”, declarou o presidente ucraniano. “Se tivermos sistemas de defesa aérea suficientes, podemos trazer milhões de ucranianos para casa”, adicionou.

Além disso, Zelensky apontou que a situação em Avdiivka demonstrou claramente que as ações da Ucrânia são determinadas pela extensão de sua capacidade militar. Ele ainda enfatizou a importância da apoio militar para os céus. “É essencial que a ajuda chegue aos céus.. Onde há sistemas de defesa aérea, a Rússia imediatamente se retirou porque estava perdendo aeronaves. Esses sistemas vão desbloquear o céu e permitir que nossos soldados avancem”, indicou.

Desde dezembro, uma ajuda militar de US$ 60 bilhões está em espera no Congresso dos Estados Unidos. Mais recentemente, a Câmara aprovou um projeto de lei para financiamento adicional. No entanto, este foi bloqueado pelo Senado, dominado pela maioria republicana. Ao mesmo tempo, a Europa enfrenta desafios para cumprir suas promessas de envio de auxílio.

Conferência de Segurança de Munique

Em 2023, o presidente ucraniano iniciou a Conferência de Segurança de Munique com um vídeo solicitando armamentos para conter as forças russas. Contudo, neste ano, pela primeira vez desde a invasão russa, Zelensky marcou presença pessoalmente na Conferência.

Publicidade

“Acho que se estamos em diálogo sobre como terminar a guerra, temos que demonstrar [para] as pessoas que são tomadoras de decisão, o que isso significa: o mundo real. Não no Instagram. Mundo real”, declarou ele.

Zelensky também se reuniu com Kamala Harris, vice-presidente norte-americana. Depois do encontro, no entanto, ele solicitou ao Congresso a aprovação da ajuda militar, ressaltando que “esse pacote é vital”. Ele salientou que a Ucrânia conta com os Estados Unidos. Em resposta, Harris declarou que existe apenas um plano, que é “garantir que a Ucrânia receba o que precisa”.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.