Abono salarial de junho é liberado pela Caixa para dois grupos; veja o calendário!

Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro
Abono salarial de junho é liberado pela Caixa para dois grupos; veja o calendário! (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As datas para pagamento do abono salarial de 2024, relacionados ao ano-base 2022, estão definidas. Neste ano, os trabalhadores nascidos em julho e agosto deverão receber os seus créditos no dia 17 de junho. A iniciativa, que está sob a coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego, busca beneficiar milhões de brasileiros, proporcionando esse apoio financeiro tão importante.

Publicidade

Este benefício é destinado aos trabalhadores que atendam a determinados critérios, como ter atuado com carteira assinada e possuir renda média mensal de até dois salários mínimos. Esse recurso tem como base as informações prestadas pelos empregadores através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou pelo eSocial de 2022.

O que é necessário para receber o Abono salarial em Junho?

Para que os benefícios sejam liberados, é imprescindível que o trabalhador esteja cadastrado no programa há pelo menos cinco anos e tenha exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias durante o ano base de 2022. O processo de verificação da elegibilidade pode ser consultado através dos diversos meios disponibilizados pelo governo, como o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o portal Gov.br.

Quais são os valores e datas para os pagamentos do Abono salarial em 2024?

Os valores são proporcionais à quantidade de meses trabalhados no ano de base, sendo que o valor por mês corresponde a R$ 117,66. Assim, quem trabalhou o ano inteiro de 2022 receberá o valor integral que corresponde a um salário mínimo vigente.

  • Para os nascidos em janeiro e fevereiro, os pagamentos começaram já em março.
  • A seguir, os meses de março e abril receberam os seus pagamentos a partir de abril.
  • maio e junho têm os seus depósitos programados para maio.
  • Os nascidos em julho e agosto receberão a partir de 17 de junho.

Esta estratégia de dispersão dos pagamentos ao longo do ano tem o objetivo de facilitar o acesso ao benefício e organizar o fluxo nos pontos de pagamento, seja em bancos, casas lotéricas ou através de apps bancários.

Publicidade

Como será feito o pagamento do Abono salarial?

O pagamento do PIS é responsabilidade da Caixa Econômica Federal, realizando-os por meio de depósito em conta-corrente ou poupança para quem for cliente. Alternativamente, os valores podem ser creditados através do app Caixa Tem, em uma conta poupança social digital criada automaticamente para o recebimento. Para os beneficiários do Pasep, administrado pelo Banco do Brasil, o pagamento segue modalidade semelhante, incluindo opções como TED ou Pix.

Ao longo do ano, é essencial que os trabalhadores se mantenham atentos às datas especificadas para não perderem o prazo de recebimento desse direito. Manter os dados cadastrais atualizados junto ao empregador e verificar periodicamente as plataformas oficiais são práticas recomendadas para garantir que o benefício seja recebido sem complicações.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.