Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (11), Jair Bolsonaro (PL) afirmou que um acordo para comprar diesel da Rússia está “quase certo”. A ação vem como mais uma medida de tentar reduzir os preços dos combustíveis no Brasil.
“Agora está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia. A Petrobras, alguns lá, compravam bem mais caro“, disse o Presidente para seus apoiadores.
A negociação vem num momento em que a Rússia se encontra sancionada pelos Estados Unidos e União Europeia por causa dos conflitos na Ucrânia, sendo o bloco europeu o antigo maior comprador do combustível russo. Ao mesmo tempo em que o Brasil passa por um período de alta nos preços da gasolina e diesel.
Uma vez que medidas contra o aumento do preço da gasolina já foram tomadas com a desoneração do ICMS, a negociação de Bolsonaro para comprar diesel da Rússia vem como uma estratégia de reduzir também o preço desse combustível.
Essa não é a primeira vez que o Brasil resiste a pressão dos europeus e norte-americanos sobre negociar com a Rússia. Bolsonaro já acertou com a Rússia a garantia do fornecimento de fertilizantes para o Brasil.
Em uma transmissão ao vivo feita em sua página no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o país está perto de fechar um acordo com a Rússia para o fornecimento de diesel a baixo preço do gigante euroasiático pic.twitter.com/9rPor0J9Sa
— DELEGADO MARCOS QUEZADO (@delegado_marcos) July 11, 2022