Conflito Rússia x Ucrânia

Ministro da Defesa diz que Ucrânia prepara grande ofensiva no sul do país

O ministro ainda acrescentou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu ordens para retomar as áreas costeiras do sul, que são importantes para a economia do país.

ministro-da-defesa-diz-que-ucrania-prepara-grande-ofensiva-no-sul-do-pais
Oleksii Reznikov, ministro da Defesa (Créditos: Thomas Lohnes/Getty Images)

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse que militares do país estão reunindo uma força de combate para uma grande ofensiva, para retomar terras do sul da Ucrânia, que estavam sob ocupação russa.

Publicidade

Reznikov, em entrevista ao jornal britânico The Times, disse que a ofensiva seria reforçada pelo uso de armas ocidentais. “O presidente deu ordem ao chefe militar supremo para elaborar planos. Depois disso, o estado-maior está fazendo sua lição de casa e diz que para atingir esse objetivo precisamos de XYZ. Este é o meu trabalho. Estou escrevendo cartas para colegas em países parceiros, os generais falam sobre por que precisamos desse tipo de armamento e então tomamos as decisões políticas”, disse o ministro.

Segundo a CNN, o ministro ainda acrescentou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu ordens para retomar as áreas costeiras do sul, que são importantes para a economia do país. Reznikov afirmou estar satisfeito com os parceiros da Ucrânia que têm ajudado o país com seus estoques de munição, sobretudo o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace.

Entretanto, ele acrescentou que gostaria de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus parceiros aumentassem o ritmo de entregas de armas. “Foi um processo longo, um mês e meio, mas conseguimos um resultado. A Ucrânia tinha forças armadas da era soviética com armas de trinta anos. Mudamos isso em três meses. No entanto, precisamos de mais, rapidamente, para salvar a vida de nossos soldados. A cada dia que estamos esperando por obuses, podemos perder cem soldados”, disse ele.

Publicidade