pautas de economia

Conselho Monetário Nacional realiza primeiro encontro de 2023

O colegiado é composto pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o presidente do Banco do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Conselho Monetário Nacional realiza primeiro encontro de 2023
Simone Tebet, Roberto Campos Neto e Fernando Haddad (Crédito: Marcelo Camargo/ Rovena Rosa/ Agência Brasil)

O primeiro encontro de 2023 do Conselho Monetário Nacional (CMN) ocorre nesta quinta-feira (16). O colegiado é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Banco do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Publicidade

Segundo a CNN, Haddad relatou que as pautas do encontro já foram definidas, “existe uma coisa chamada Comoc [Comissão Técnica da Moeda e do Crédito], que define a pauta do CMN”. Essa comissão sempre se reúne na véspera da reunião do CMN.

O que é o Conselho Monetário Nacional?

Todas as decisões sobre meta de inflação, crédito e regulações sobre instituições financeiras o CMN fica encarregado. A meta da inflação e a taxa básica de juros foram assuntos que geraram críticas do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Banco Central. A meta oficial para 2023 ficou em 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos. Já a taxa básica de juros foi fixada em 13,75% ao ano.

O encontro marcado anteriormente para 26 de janeiro, precisou ser cancelado. A justificativa foi a falta de itens na pauta para serem debatidos no Conselho Monetário Nacional.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.