Ministro da Economia

Guedes defende reajuste para todos os servidores

A lei eleitoral permite um aumento linear que possa tratar apenas da reposição no ano.

ministro-diz-que-governo-esta-atuando-para-reduzir-impostos-e-inflacao
Paulo Guedes (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O ministro da Economia, Paulo Guedes durante uma entrevista coletiva, nessa quinta-feira (21) nos Estados Unidos, defendeu um reajuste linear para todos os servidores do funcionalismo público federal. Segundo o ministro um reajuste para policiais federais seria mais barato para o governo, mas não é eleitoralmente factível.

Publicidade

“O problema é que o pleito em um ano eleitoral, ele não pode ser satisfeito com facilidade, pois isto é visto pela lei eleitoral como se fosse um favorecimento específico a uma categoria e, portanto, uma tentativa de buscar votos em uma categoria específica.”

De acordo com Guedes o que a lei eleitoral permite é que hajam aumentos lineares, que possam tratar apenas da reposição no ano. Além disso, o ministro também afirmou que outras soluções são mais problemáticas. “Politicamente o presidente teria até essa vontade de atender uma categoria, mas não é eleitoralmente factível. Então acaba tendo que ser linear para todo mundo e bem mais caro.”

Nas últimas semanas, algumas categorias paralisaram por conta da perspectiva de que apenas os policiais federais receberiam aumento salarial.

Publicidade