Javier Milei foi o protagonista do encerramento do Fórum Llao Llao, um dos encontros empresariais mais importantes do ano. Diante de alguns dos membros mais influentes do “círculo vermelho”, o presidente falou sobre a “herança recebida” do governo de Alberto Fernández, a situação econômica atual e o futuro da Argentina.
Assim informaram fontes próximas ao mandatário ao Perfil. Dessa forma, quatro meses após sua chegada à Casa Rosada, o libertário apoiou a direção de seu governo perante 150 empresários de diversos setores, especialmente do âmbito tecnológico e das “unicórnios” argentinos.
A participação de Milei era muito esperada pelos organizadores do evento e havia gerado expectativa entre os empresários, na véspera, pelas indicações que poderia dar em seu discurso, especialmente relacionadas à questão cambial e ao fim do controle de câmbio, assim como à abertura econômica e à abordagem da situação atual, em meio a um ajuste profundo que afeta principalmente a classe média e baixa, impactando o consumo.
PREVIA A MI CONFERENCIA EN LLAO LLAO…
VIVA LA LIBERTAD CARAJOhttps://t.co/by1vSPaKUM— Javier Milei (@JMilei) April 19, 2024
Volta de Milei ao Fórum Llao Llao
Esta foi a segunda vez que Milei participou do Fórum Llao Llao, embora a primeira como presidente. Em 2023, subiu ao palco para falar e explicar o plano de dolarização que, embora ainda não tenha implementado, planejava aplicar se fosse eleito mandatário, algo que acabou acontecendo após vencer Sergio Massa no segundo turno do último mês de novembro.
Além disso, embora tenha rejeitado a ideia de uma união com Juntos por el Cambio, como se especulava naquele mês de abril, não descartou a possibilidade de concordar com Mauricio Macri e Patricia Bullrich em um novo espaço político, uma questão que ressoa até hoje. É importante destacar que, após as eleições gerais, a ex-candidata à presidência expressou seu apoio público à candidatura de Milei e, após sua vitória, foi nomeada ministra de Segurança, cargo que ocupa atualmente.
O que é o Fórum Llao Llao?
O Fórum Llao Llao foi criado por um grupo de empreendedores e empresários em 2012 para celebrar a reabertura da cidade de Bariloche após a erupção do Vulcão Puyehue. Em cada edição, participam entre 70 e 100 empresários, e as reuniões são financiadas por meio de contribuições voluntárias dos membros da associação Generación por una Argentina Mejor, que reúne as famílias com maior poder econômico do país.
Em 2015, esses encontros foram institucionalizados, impulsionados pela necessidade de debater fora do contexto habitual para encontrar pontos em comum entre empresários, setores sociais e a academia “para a construção de uma Argentina democrática mais inclusiva, produtiva e receptiva para todos os seus cidadãos”.
Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com