óleo de soja

Mistura de biodiesel no diesel dos postos sobe hoje (1º) para 14%, maior valor já praticado

Essa mudança, parte de uma política nacional de inclusão de biocombustíveis, tem como objetivo reduzir a poluição

Há um projeto em discussão no Congresso Nacional que prevê aumentar gradualmente a proporção da mistura, com previsão de chegar a 25%
Mistura de biodiesel no diesel dos postos sobe para 14% – Crédito: Canva Fotos

A partir desta sexta-feira (1º), os postos de combustíveis em todo o país começarão a comercializar óleo diesel com o maior percentual de biocombustível já praticado no Brasil: uma mistura de 14% de biodiesel. Essa mudança, parte de uma política nacional de inclusão de biocombustíveis, tem como objetivo reduzir a poluição e atender às demandas do setor agrícola, que utiliza óleo de soja na produção de biodiesel.

Publicidade

De acordo com especialistas contatados pelo G1, essa adição de biodiesel ao diesel convencional é uma exigência para as distribuidoras de combustível, que são obrigadas a incluir o biocombustível em suas misturas. Como resultado, espera-se um aumento no preço do óleo diesel nas distribuidoras, com especialistas estimando um acréscimo de cerca de R$ 0,02 por litro.

Embora a medida torne o óleo diesel um pouco menos poluente, ela também o torna mais caro para os consumidores. No entanto, o governo defende que esse aumento no preço é necessário para promover a sustentabilidade ambiental e atender aos interesses do setor agroindustrial brasileiro.

“Estamos com um cenário bom para o governo, que é propício para se fazer essa mistura. Como se pode ver, estamos falando de entre um a dois centavos por litro [de aumento], é pouca coisa. Se tivesse sido feito em algum outro momento, talvez a pressão inflacionária tivesse sido maior”, conta Amance Boutin, especialista em combustíveis da consultoria Argus.

“O comportamento do preço na bomba vai depender de outros fatores também. Se amanhã tem aumento do diesel pela Petrobras, é claro que vai embaralhar um pouco, vai ficar mais difícil, ou também o revendedor pode optar por aproveitar para aumentar. Isso a gente não tem visibilidade”, explica Boutin.

Publicidade

Este aumento para 14% de biodiesel na mistura é apenas um passo em direção a uma mudança maior no cenário dos combustíveis no país. Há um projeto em discussão no Congresso Nacional que prevê aumentar gradualmente a proporção de biodiesel na mistura, com uma previsão de chegar a 25% em um futuro próximo.

Apesar das perspectivas positivas em relação à redução da poluição e à promoção da sustentabilidade, o aumento no percentual de biodiesel também levanta preocupações sobre os custos adicionais para os consumidores e as possíveis consequências para o mercado de combustíveis.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.