Em alta

Reino Unido registra recorde de inflação em 40 anos, chegando a 9,4%

De acordo com o Banco da Inglaterra, a inflação pode subir para mais de 11% até o fim do ano.

reino-unido-registra-recorde-de-inflacao-em-40-anos
Os dados foram publicados nesta quarta-feira (20), pelo Escritório de Estatíticas Nacionais (ONS) (Créditos: Pixabay)

A inflação no Reino Unido atingiu em recorde em 40 anos, em junho deste ano, devido ao aumento dos preços de alimentos e combustíveis. O país passa por uma crise do custo de vida, prejudicando a população britânica.

Publicidade

O índice de preços ao consumo (IPC) subiu em junho para 9,4%, em relação ao ano anterior. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (20), pelo Escritório de Estatíticas Nacionais (ONS), em seu relatório mensal.

“Países ao redor do mundo estão enfrentando aumento de preços e eu sei como é difícil para as pessoas no Reino Unido, então estamos trabalhando junto com o Banco da Inglaterra para reduzir (a inflação)”,  disse  Nadhim Zahawi, ministro britânico de Economia e Finanças.

De acordo com o Banco da Inglaterra, a inflação pode subir para mais de 11% até o fim do ano. A situação é agravada pela guerra na Ucrânia, pelo aumento dos preços do gás e pela tensão no mercado de trabalho.

“A inflação atingiu um novo recorde de várias décadas em junho. O mercado de trabalho continua apertado, as pressões de preços em todo o mundo continuam fortes e esperamos um novo aumento nos preços da eletricidade”, disse  Anna Leach, economista do CBI , a principal organização de empregadores do Reino Unido.

Publicidade

“Portanto, é provável que a inflação permaneça alta pelo resto do ano, prejudicando a renda das famílias”, concluiu a especialista.

Publicidade