Turismo na Bahia é o que mais cresce em 2021

Segundo um economista, o turismo na Bahia tem potencial para crescimento em 2022

turismo-na-bahia-e-o-que-mais-cresce-em-2021
Praia na Bahia (Crédito: Reprodução / Instagram @oslugaresincriveisdobrasil)

O turismo na Bahia é o que mais cresceu em 2021 no Brasil. Em relação a 2020 o turismo na Bahia cresceu cerca de 47%. Esse dado foi analisado pelo Índice de Atividades do Turismo, o Iatur, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Publicidade

Segundo o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze em dezembro a alta foi de 33,1%, tendo assim a variação mais elevada. De acordo com o site de pesquisa de passagem ViajaNet, Salvador foi a terceira cidade mais procurada para o fim do ano. “Na lista das maiores variações no ano estão Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul”, disse Dietze ao portal de Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com bases nessas variações é notável que muitos brasileiros se interessam em visitar praias. A Bahia é uma localidade que apresenta potencial para ser explorado e além disso, pode contribuir na geração de empregos e melhorias na cadeia econômica. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou a criação de 11,1 mil vagas formais na Bahia, nas áreas de alojamento e alimentação, que mesmo assim não recompõem as 15,6 mil que foram perdidas em 2020.

Ainda em entrevista ao portal CNC, o economista destaca que de qualquer formar o viajante brasileiro tem como principal opção de viagem a Bahia e que isso é importante para o poder público pensar em melhorias de infraestrutura e em reduções burocráticas.

Dietze, também não deixa de comentar que por mais que o turismo na Bahia tenha potencial de crescimento em 2022, ele acredita que a situação seja desafiadora, visto que o consumidor depende de sua renda. “E ela está sendo afetada pela inflação, desemprego e juros elevados. E o empresário por outro lado tem sofrido com o aumento dos custos”.

Publicidade

Publicidade