
As vendas para o Dia das Crianças deste ano devem registrar um aumento de 2,6% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O economista e conselheiro do Corecon-SP, Haroldo da Silva, aponta que as previsões mostram que a data pode movimentar cerca de R$ 15 bilhões em todo o Brasil.
Haroldo ressalta que “esta data é a terceira mais relevante para o comércio no Brasil, após o Natal e o Dia das Mães. Muita gente lembra só dos brinquedos que, claro, são a preferência das crianças menores. Mas, o setor de vestuário e calçados também são destaques, representando aproximadamente 25% das vendas. Passeios, alimentação fora de casa e outras atividades na área de serviços também são beneficiadas”.
Expectativa de vendas para o Dia das Crianças
Segundo a Pesquisa de Expectativas da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), lojistas preveem um aumento de 4,2% no fluxo de visitantes em relação ao ano passado. Para atrair esse público, 89% dos shoppings planejam realizar eventos especiais, como recreação infantil (48%), encontros com personagens (45%), brinquedos e parques (37%), apresentações teatrais (35%) e oficinas temáticas (29%). Em 26% dos centros comerciais, atrações musicais também farão parte da programação.
O levantamento indica que o gasto médio dos consumidores deve ser de R$ 212,42, considerando presentes e produtos voltados ao público infantil. A adesão dos shoppings a eventos comemorativos subiu significativamente em comparação a 2023, quando 70% dos centros promoveram ações especiais para o Dia das Crianças. Em 2024, 64% das atividades serão gratuitas, 26% terão uma combinação de atrações pagas e gratuitas, e apenas 10% cobrarão ingressos.
Siga a gente no Google Notícias✅ Dicas importantes para a compra de brinquedos no Dia das Crianças! 🧸👶
A Agência de Metrologia do Tocantins alerta os consumidores sobre a importância de adquirir brinquedos certificados e seguros para garantir a diversão das crianças com tranquilidade. pic.twitter.com/4RwmmM54qN
— Governo do Tocantins (@governoTO) October 11, 2024