O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, presta homenagem aos profissionais que são fundamentais para a formação e o desenvolvimento de tantas profissões. Afinal, o que seria dos médicos, advogados, arquitetos e engenheiros sem este pilar tão importante?
Dia dos Professores: como surgiu?
A data surgiu com o decreto de Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827. Inicialmente, foi criada a Escola de Primeiras Letras. Além disso, no dia 15 de outubro comemora-se o Dia da Santa Tereza D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores.
A comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor”. Assim, transformou-se na Lei Estadual nº 174.
É feriado?
Em 1963, o Decreto nº 52.682, de 14 de outubro oficializou o Dia do professor como feriado escolar nacional. No entanto, atualmente, o 15 de outubro é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional. Ficou estipulado como ponto facultativo. Na data, as escolas costumam fechar. Assim, tanto os alunos quanto os profissionais da educação têm o dia livre. Por fim, os demais setores da sociedade, como comércio e serviços, funcionam normalmente.
Primeira celebração
A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker. Ele ficou conhecido por frases como: “Professor é profissão, educador é vocação”.
Próximos feriados:
- 2 de novembro: Finados (sábado);
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
- 20 de Novembro: Consciência Negra (quarta-feira);
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).