A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre reabriu, nesta segunda-feira (19), as últimas sete escolas que permaneciam fechadas desde a enchente de maio deste ano. Com isso, 650 estudantes voltam às aulas, completando o retorno dos 4.147 alunos das escolas afetadas.
Essas instituições agora operam em locais provisórios alugados pela secretaria. Entre as 14 escolas municipais atingidas, 12 estão em processo de recuperação, enquanto duas já foram limpas e restauradas: a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Antônio Giudice.
Conforme informações da prefeitura, foram direcionados R$ 5 milhões para as obras de recuperação das escolas até o momento.
Segundo a reportagem da Agência Brasil, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Migrantes, por exemplo, transferiu suas aulas para a Emef Paixão Cortes, na Vila Ipiranga, que foi desocupada após o retorno da Emef João Goulart ao seu prédio original.
Outras escolas, como Humaitá, Passinho Dourado e Patinho Feio, estão utilizando salas na unidade São Francisco Santa Família, enquanto a Emei Meu Amiguinho foi realocada para um espaço cedido pela Associação Cristóvão Colombo. As Emeis Vila Elizabeth e Miguel Velasquez agora funcionam provisoriamente na sede do Sesi Rubem Berta, com transporte gratuito para os estudantes.
Siga a gente no Google Notícias