ATRAÇÃO POR INTELIGÊNCIA

Bela Gil se declara sapiossexual; saiba mais sobre!

Apresentadora declarou sentir mais atração pelo intelecto do que a aparência de quem se relaciona.

bela-gil-se-declara-sapiossexual-saiba-mais-sobre
Apresentadora busca atração pelo intelecto do parceiro. (Crédito: Reprodução/ Instagram)

A apresentadora Bela Gil declarou ser sapiossexual durante conversa no programa “Mil e Uma TrETAS” no YouTube. Bela tem um casamento aberto com o designer JP Damasi há mais de 18 anos. Sua fala despertou a curiosidade: o que significa ser sapiossexual? Nós respondemos: sapiossexuais possuem atração por pessoas inteligentes.

Publicidade

Minha autoestima e esse senso de beleza estão muito relacionados ao intelecto. Eu sou sapiossexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita.“, explicou Bela.

A sapiossexualidade está dentro do espectro demissexual (necessita de ligação emocional ou afetiva) e se relaciona com a orientação sexual de uma pessoa. Pessoas que se consideram parte desta categoria costumam entender o estímulo intelectual da mesma forma que o estímulo sexual. Normalmente, elas não sentem atração por quem não é capaz de encantá-las intelectualmente.

Os tipos de orientação sexual são resumidos em, principalmente, cinco categorias mais comuns, colocando a possibilidade de uma pessoa ser heterossexual, homossexual, bissexual, assexual ou pansexual.

A realidade, porém, é que existem muitas outras categorias de atração sexual. A Escala Kinsey, publicada em 1948, declarava que as pessoas podiam se identificar além da hétero ou homossexualidade, escolhendo entre seis diferentes categorias. Hoje em dia, a escala já se tornou obsoleta por não abordar todas as orientações e gêneros diferentes.

Publicidade

O Projeto Trevor sugere que exista uma variedade de espectros com foco em uma pessoa. O sexo biológico, a identidade de gênero, a expressão de gênero, a apresentação de gênero e a orientação sexual são os espectros com extremos entre os quais as pessoas transitam.

Nas redes sociais, os internautas não reagiram tão bem à declaração de Bela Gil. Alguns questionaram dizendo “existe bandeira também pra isso? sempre pensei que ser sapiossexual estaria mais relacionado à um traço de personalidade e não sexualidade”. Outros enxergaram problemas mais graves “esse termo é elitista, epstemicida, tecnocrata e ridículo”.

Veja abaixo algumas das reações.

Publicidade