O Corpo de Bombeiros de São Paulo protocolou, na quinta-feira (18), um pedido à Prefeitura para que cancele o show do cantor Roberto Carlos na inauguração do Mercado Livre Arena Pacaembu, agendada para a noite de sexta-feira (19). A solicitação foi motivada pelas preocupações com a segurança do local.
O espaço onde o show está programado para ocorrer, conhecido como Mercado Pago Hall e situado no 2° subsolo da arena do antigo estádio, ainda está em fase de obras. De acordo com os Bombeiros, há 18 irregularidades na edificação, o que levanta preocupações sobre a segurança das aproximadamente três mil pessoas esperadas para o evento de inauguração.
Entre as irregularidades apontadas estão rotas de fuga obstruídas, sistema de hidrantes despressurizado, falta de instalação de alarme central contra incêndios, ausência de chuveiros anti-incêndio e portas corta-fogo desinstaladas. O pedido foi encaminhado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), ressaltando a necessidade de correção das falhas antes da realização de eventos no local.
“É importante salientar que a edificação onde ocorrerá o evento não possuí licença vigente do Corpo de Bombeiros. (…) Caso o evento ocorra, será em total revelia ao Corpo de Bombeiros. Ademais, conforme processo de fiscalização, a edificação foi advertida em 18 de abril por não possuir licença, conforme a lei. Sendo assim, solicito a essa secretaria adoção de medidas pertinentes a evitar a realização do evento em desacordo com a legislação”, afirmou o documento assinado pelo Coronel Comandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre Merlin.
É um absurdo como o brasileiro só visa o lucro, fazer show em uma obra inacabada é esperar que por algo ruim, a equipe do Rei Roberto Carlos não deveria aceitar isso #SP1
— Victor Jaques De Campos (@de_jaques33423) April 19, 2024
O que diz a concessionária responsável pelo local do show
A concessionária Allegra Pacaembu afirmou, por meio de nota, que o show de Roberto Carlos será realizado conforme planejado, apesar das preocupações levantadas pelos bombeiros. A empresa argumenta que possui autorização da Prefeitura de São Paulo para realizar o evento.
“A realização do show, hoje, atenderá a todas as normas vigentes na cidade e oferecerá as condições de conforto e segurança necessárias para uma experiência de alta qualidade ao público que comparecer à Mercado Livre Arena Pacaembu. O evento cumprirá ainda todas as condições estabelecidas pela Prefeitura de São Paulo no despacho que AUTORIZA a realização do evento”, disse a Allegra em nota.
Através das redes sociais, a concessionária descreve o evento como uma “experiência em construção”. A empresa promete aos participantes o “privilégio de vivenciar um spoiler do que o futuro reserva para o espaço”.
*sob supervisão de Tomaz Belluomini