Lançamento

Clara Bow: quem foi a atriz que inspirou música de Taylor Swift?

Em sua nova música, a cantora faz referência à atriz americana que foi um dos primeiros sex symbols do cinema

Taylor
Taylor Swift faz menção à atriz norte-americana Clara Bow – Crédito: Divulgação

Na madrugada desta sexta-feira (19) a cantora americana Taylor Swift lançou o seu 11º álbum, The Tortured Poets Department. Com 16 faixas, as canções fazem referências a ícones do mundo pop.

Publicidade

A última música do disco, “Clara Bow”, chamou atenção dos fãs por usar o nome de uma pessoa real. No nome e na letra, Taylor faz alusão à atriz americana que foi uma das maiores estrelas da Hollywood clássica.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Taylor Swift (@taylorswift)

Publicidade

Quem foi Clara Bow?

Clara Bow, nascida em 1905 nos Estados Unidos, foi uma atriz norte-americana dos anos 20/30. Ela ficou conhecida como a primeira “it-girl” de Hollywood, por ter conquistado o estrelato tão nova durante os anos 1920 e 1930. Além disso, gerou polêmicas pela falta de afeto na sua vida pessoal.

A artista teve uma infância conturbada. Seu pai, Robert enfrentava problemas financeiros, e sua mãe, Sarah, desenvolveu uma séria psicose após cair da janela de sua casa ao ter um ataque epiléptico. Em uma de suas crises, ela colocou uma faca no pescoço da filha enquanto ela dormia e foi mandada a um hospital psiquiátrico.

Publicidade

Apesar de tudo, o sonho de Clara sempre foi ser atriz, porém era fortemente desencorajada a seguir a carreira pela mãe, que dizia preferir ter a filha morta a vê-la no cinema. Incentivada pelo pai, ela chegou a vencer um concurso, fazendo com que ela fosse notada por agentes de cinema e conquistasse seu primeiro papel em um longa do diretor Elmer Clifton. Após o filme, ela recebeu a oferta para deixar Nova York e se mudar para Hollywood.

Destaque na mídia

Rapidamente, Bow se tornou um sucesso e conquistou oito papéis em apenas um ano. Assim, não demorou muito para a atriz se tornar um dos primeiros sex symbols do cinema. No entanto, as coisas começaram a desandar a partir do momento que sua vida pessoal começou a ganhar mais destaque que o seu trabalho. Clara se envolvia em escândalos por preferir relacionar-se com rapazes apenas sexualmente, sem criar laços afetivos ou engatar em relacionamentos sérios. Muito julgada pela mídia e por todos a sua volta, ela chegou a se casar cinco vezes em quatro anos, mas nenhum dos compromissos deu certo.

Com o passar dos anos e o seu envelhecimento iminente, os estúdios de cinema passaram a boicotar a atriz, fazendo com que, aos poucos, ela acabasse caindo no esquecimento até o dia da sua morte, em 1965.

Publicidade

Qual a relação da atriz com Taylor Swift?

Para os que acompanham Taylor e escutam suas músicas, são muito claras as críticas que ela faz em suas letras, principalmente quando se trata da forma em que a mídia vê as mulheres.

Assim como Clara Bow, a cantora ficou famosa ainda na adolescência, mas as semelhanças não param por aí. Assim como Bow, a vida amorosa de Taylor sempre foi muito exposta e criticada pelos tabloides do mundo inteiro. Já tendo se relacionado com artistas como Harry Styles, Joe Alwyn, Tom Hiddleston e John Mayer, Taylor nunca deixou os comentários e boatos atrapalharem o seu sucesso.

Em seu documentário Miss Americana, que foi filmado quando Swift tinha aproximadamente a mesma idade de Clara, ela falou abertamente sobre como as mulheres são descartadas quando chegam a certa idade. “Nós vivemos nesta sociedade onde as mulheres do entretenimento são descartadas em um cemitério de elefantes quando chegam aos 35 anos”, desabafou. Ela ainda disse que ao se aproximar dos 30 anos, quer “trabalhar muito enquanto a sociedade ainda tolera que eu tenha sucesso”. Taylor completa 35 anos em dezembro.

Publicidade

Reação da família de Bow

Em conversa exclusiva com a People Magazine, as bisnetas de Bow, Nicole Sisneros e Brittany Grace Bell (que são netas do filho de Bow, Rex Bell Jr.), dizem que ficaram surpresas quando Swift revelou que o álbum contaria com uma música intitulada “Clara Bow”.

“Não podíamos acreditar”, diz Sisneros. “Ficamos chocados e então a intriga começou porque ninguém da nossa família foi contatado ou sabia disso antes. Descobrimos através da postagem no Instagram como todo mundo”. Nicole acrescenta que entrou em contato com a equipe de Swift, mas ainda não recebeu resposta.

A bisneta de Clara ainda contou que levou a sua filha mais velha para a The Eras Tour e ela é muito fã da cantora. “Quando contamos a ela sobre a nova música, ela ficou animada e ansiosa para contar para seus amiguinhos”, disse.

Por fim, Sisneros ressaltou que, “É importante para nós que continuemos a história de Clara Bow e que passemos para frente histórias sobre ela”. Grace Bell salienta que “ela veio de uma origem muito difícil e realmente fez isso acontecer por si mesma. […] Imagino que Taylor use isso como uma forma de destacar suas realizações, seus elogios, seu talento. Ambos são pessoas que têm um talento bruto muito forte”.

*sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.