
Kaysar Dadour, ex-BBB nascido em Alepo, na Síria, deve viajar nesta terça-feira (07) para o Líbano, na fronteira com o país natal, para visitar familiares e amigos afetados pelo terremoto que atingiu parte do país e da Turquia na madrugada desta segunda-feira (06).
Durante o programa Mais Você, em entrevista a Ana Maria Braga, Dadour disse estar arrasado. “O povo sírio é um povo esquecido, infelizmente. Estou bem triste pela tragédia”, falou. “Estou um pouquinho ansioso, com medo, mas preciso ir ver eles [família]”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Kaysar, explicou que conseguiu falar com um amigo sírio: “Eu liguei e falei: ‘Bom dia, como você está? Ele disse: ‘Não tem mais bom dia, boa tarde. Estou vivendo, só que morto. Para mim viver e morrer é a mesma coisa'”.
Contou que possui conhecidos que morreram no terremoto: “Nosso amigo padre faleceu, algumas pessoas que conheci morreram. Um primo conseguiu escapar, mas outros não sobreviveram”. Até o momento, o número de vítimas passa de 7 mil.
Nas redes sociais, comentou: “Não basta a guerra e aí vem o terremoto“.
Ver essa foto no Instagram
HISTÓRIA
Kaysar saiu da Síria para fugir da guerra civil. Depois de ser agredido e passar por momentos de dificuldade, procurou primos que residiam no Brasil, mais especificamente em Curitiba. Ele está na capital paranaense desde 2014 e conseguiu se naturalizar brasileiro.
Em 2018, o sírio foi vice-campeão do BBB18 e atuou em novelas da Rede Globo.
TERREMOTO
Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (06). O tremor também foi sentido em Chipre e no Líbano.
Esse é um dos terremotos mais fortes da última década na região, que fica no encontro de duas placas tectônicas. Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a apenas 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras, próxima à fronteira com a Síria.
O terremoto durou um minuto e meio e abalou fortemente a região central da Turquia e o noroeste da Síria. Milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas e outras seguem desaparecidas.
Ver essa foto no Instagram
Siga a gente no Google Notícias