VIDEOGAMES

Gamescom Latam: a chegada do maior evento de games da Europa no Brasil

A conferência rapidamente se tornou o principal evento de games da Europa e, esse ano, a chegou ao Brasil pela primeira vez; estivemos lá pra conferir

A conferência rapidamente se tornou o principal evento de games da Europa e, esse ano, a chegou ao Brasil pela primeira vez
A conferência rapidamente se tornou o principal evento de games da Europa e, esse ano, a chegou ao Brasil pela primeira vez – Crédito: Perfil Brasil

Em sua estreia, em 2009, a Gamescom já era grandiosa, reunindo 245 mil visitantes e 557 expositores de 40 países. Era o início de uma história de sucesso que só se consolidaria com o passar dos anos. A conferência rapidamente se tornou o principal evento de games da Europa e, esse ano, a chegou ao Brasil pela primeira vez, com a Gamescom Latam, realizada de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo.

Publicidade

“Aqui é um lugar onde você vai se surpreender, são mais de 500 jogos diferentes, corredores iluminados que estão trazendo uma experiência inesquecível”, disse o criador de conteúdo e digital influencer, Gabriel Antonioli, conhecido em suas redes como Gabs, à Perfil Brasil.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por gamescom latam (@gamescomlatam)

Publicidade

A importância do “Panorama Brasil” na Gamescom

A indústria de games no Brasil vive um momento de efervescência. Nos últimos anos, o país vem se consolidando como um polo de desenvolvimento de jogos, com um número crescente de estúdios independentes surgindo e conquistando reconhecimento internacional.

A Gamescom trouxe para o evento um espaço especial para os desenvolvedores independentes brasileiros. O Panorama Brasil reúne 40 jogos brasileiros selecionados por um curador experiente, demonstrando a diversidade e o talento da produção nacional. Os títulos selecionados exploram diversos gêneros, desde plataformas e puzzles até RPGs e simuladores, mostrando a capacidade dos estúdios brasileiros de criar experiências únicas e envolventes para os jogadores.

Publicidade

O crescimento do mercado de games na América Latina

O mercado de games no Brasil vive um momento de explosão de crescimento, se consolidando como um dos mais promissores do mundo. Mike Foster, representante da Playstation, falou sobre a situação do cenário de desenvolvimento de games no Brasil. “Em 2007, durante uma visita ao Brasil, vi a paixão dos desenvolvedores daqui, mesmo que com poucos recursos. Eu logo soube que queria dar apoio e ajudar os desenvolvedores daqui. Desde então, começamos a ajudar com distribuição de hardwares e mais equipamentos.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por gamescom latam (@gamescomlatam)

Em 2022, o Brasil se tornou o quinto maior mercado consumidor de games do planeta, de acordo com a Newzoo. No mesmo ano, o setor movimentou R$ 2,2 bilhões, um crescimento significativo que demonstra a pujança do mercado. Entre 2018 e 2022, o mercado brasileiro de games cresceu 169%, um índice que comprova a rápida ascensão do setor. Dessa forma, a expectativa é de que jogos independentes e, principalmente nacionais, se tornem ainda mais populares, atraindo investimentos e gerando novas oportunidades para o mercado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.