DÉCIMO PRIMEIRO TÍTULO

Mocidade Alegre é a nova campeã do Carnaval de São Paulo

Escola levou o primeiro lugar entre os desfiles deste ano trazendo a história de Yasuke, o primeiro samurai negro.

A grande vencedora entre as escolas de samba de São Paulo do Carnaval de 2023 foi a Mocidade Alegre.
Escola foi vice-campeã no ano passado (Crédito: Leo Franco / AgNews)

A grande vencedora entre as escolas de samba de São Paulo do Carnaval de 2023 foi a Mocidade Alegre. O anúncio das notas teve início às 16h desta terça-feira (21), já tradicionalmente feito pela voz da festa feverina paulista, Zulu.

Publicidade

As 14 escolas do Grupo Especial se apresentaram na sexta-feira (17) e sábado (18), com enredos que falaram da história negra, fizeram homenagens à África, ao nordeste, aos humoristas brasileiros e estrangeiros, além de enredos diversos sobre a história do Brasil e do samba brasileiro.

Os critérios utilizados para análise das escolas foram a harmonia, bateria, enredo, alegoria, evolução, samba enredo, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira e o nono e último, como critério de desempate, a fantasia. Cada um dos quesitos contou com a avaliação de quatro jurados.

A disputa apelo primeiro lugar foi acirrada, entre a nova campeã Mocidade Alegre e a bicampeã no ano passado, Mancha Verde. Ambas as escolas alternaram no topo da pontuação até que o anúncio das notas do penúltimo quesito que colocou a Mocidade já no topo da tabela e a Mancha no segundo lugar.

Nenhuma das escolas teve qualquer punição da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e começaram a contagem das notas em parâmetro de igualdade. A passagem pela avenida também foi igualmente difícil nos dois dias de desfile, com chuva que começou durante o desfile da Barroca Zona Sul na noite de sexta e se manteve firme até o fim do desfile da Dragões da Real na segunda noite.

Publicidade

As cinco escolas escolhidas como as melhores do Carnaval deste ano voltam à avenida no sábado (24) para o Desfile das Campeãs. Mocidade Alegre, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real farão o desejado retorno ao Sambódromo do Anhembi.

Mocidade Alegre

Com a união entre Brasil, Moçambique e Japão o enredo da escola levou o Carnaval paulista deste ano. Yasuke, considerado o primeiro samurai negro do mundo, é um herói cultuado até hoje pela cultura japonesa chegando ao país depois de ser escravizado por jesuítas portugueses.

A escola relacionou ainda os jovens negros e sua luta diária no Brasil por justiça social nas periferias. Os “samurais da quebrada” foram representados no último carro da agremiação a cruzar o Sambódromo do Anhembi.

Publicidade

A Mocidade Alegre conquistou seu décimo primeiro título como melhor escola do Carnaval paulista com seu último título em 2014. Ela passou anos no vice-campeonato até que retornou ao primeiro lugar da festa em 2023. Este também foi o primeiro campeonato sob a liderança do carnavalesco Jorge Silveira, marcando sua primeira vitória no Grupo Especial.

Nas redes sociais, admiradores da escola comemoraram a vitória.

Grupo de Acesso

Apesar de não serem consideradas o grande destaque do Carnaval, muitos exaltaram as escolas do Grupo de Acesso e elegeram como melhor performance o desfile da escola de samba Vai-Vai. Nas redes sociais, a crise vivida pela escola desde o rebaixamento em 2019 não parece ter abalado a torcida que espera ver o retorno ao Grupo Especial neste ano.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.