Princesa japonesa vai abandonar título ao casar com plebeu

Segundo a AFP, a cerimônia será realizada ainda este ano. A imprensa japonesa afirmou que a princesa deve rejeitar o dote concedido às mulheres da família imperial que abandonam seu título

Princesa japonesa vai abandonar título ao casar com plebeu
Princesa Mako (Crédito: Koji Watanabe/ Getty Images)

A princesa japonesa Mako, sobrinha do imperador Naruhito do Japão, vai abandonar o seu título já que irá se casar em breve com o noivo plebeu. Segundo a AFP, o casal planeja viver nos Estados Unidos.

Publicidade

Mako e seu noivo, o advogado Kei Komuro, irão realizar a cerimônia ainda este ano, mas sem algumas das tradicionais cerimônias imperiais, uma escolha incomum no Japão, de acordo com a AFP. Eles se conheceram na universidade de Direito e anunciaram o noivado em 2017. Entretanto, a realização do matrimônio foi adiada devido a uma polêmica.

A imprensa local afirmou que a princesa também deve rejeitar o dote de até 150 milhões de ienes (mais de R$ 6,7 milhões). Esse dote é concedido às mulheres da família imperial que abandonam seu título para casar fora da realeza.

Essas histórias não foram confirmadas oficialmente por nenhum representante da realeza, mas foram manchetes e ganharam destaque na imprensa japonesa.

Komuro se mudou para os Estados Unidos para estudar Direito para reduzir a atenção negativa da qual ele era alvo. Afinal, segundo a imprensa japonesa, ele é investigado pela própria imprensa após denúncias de que sua mãe pegou dinheiro emprestado de um ex-noivo e não pagou.

A princesa de 29 anos, é filha do irmão mais novo de Nahurito, o príncipe Fuhimito Akishino, que disse no ano passado que apoia o casamento da filha, a princesa Mako, mas que ela precisa ganhar o apoio da opinião pública japonesa, para assim depois abandonar seu título.

Mako é irmã do príncipe Hisahito, de 14 anos, o único homem na linha de sucessão ao trono além de seu pai.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.