Virginie Viard, de 62 anos, deixou a direção artística das coleções de moda da Chanel após cinco anos à frente da casa de luxo francesa. A estilista assumiu o cargo em 2019, depois da morte de Karl Lagerfeld, com quem trabalhou durante décadas.
Em um comunicado enviado à CNN, a Chanel confirmou a saída de Viard, destacando que durante seu período no comando “foi capaz de renovar os códigos da casa respeitando a herança criativa da Chanel e quase trinta anos dentro da casa”. Além disso, a grife expressou sua gratidão pela “notável contribuição para moda, criatividade e vitalidade da Chanel” que Viard proporcionou.
A morte de Lagerfeld em 2019 abalou a indústria da moda, destacando sua icônica contribuição, especialmente na Chanel, apesar de seu trabalho também na Fendi e em sua marca homônima.
Virginie Viard, que começou na Chanel como estagiária em 1987 e trabalhou como vice de Karl por décadas, foi nomeada sua sucessora. A estreita relação de trabalho entre eles levou o designer alemão a descrevê-la como “meu braço direito e esquerdo”. A nomeação de Viard não foi uma surpresa, já que na época, a Chanel reforçou que a decisão garantiria que “o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld pudesse viver”.
Ver essa foto no Instagram
Sucessor de Virginie Viard
A indústria da moda tem sido agitada pelas especulações sobre quem será o próximo a assumir o cargo na Chanel. Em março, Pierpaolo Piccioli deixou a Valentino, e Alessandro Michele, ex-Gucci, assumiu o posto na marca italiana. Em setembro de 2023, a designer britânica Sarah Burton deixou a Alexander McQueen após 13 anos.
A Chanel está programada para apresentar um desfile na Semana de Alta Costura de Paris em junho, onde acredita-se que será a última coleção de Viard para a marca. O sucessor ainda não foi nomeado, mas a marca garantiu que o anúncio será feito “no devido tempo”.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini