O Ministério da Cultura entregou a Seu Jorge o título de Embaixador da Cultura Brasileira. A cerimônia, que ocorreu em Brasília, é a primeira a conceder a alguém esse título.
A Portaria n° 95, publicada no Diário Oficial da União, criou a condecoração e estabeleceu que Seu Jorge, ao aceitar o título, cede à União seus direitos de imagem, permitindo que esta seja utilizada sem um custo. O Ministério declarou que o título “é considerado prestação de serviço público relevante, não remunerado e não acarreta no reconhecimento de vínculo de trabalho”.
A escolha de Seu Jorge se deu por sua trajetória relevante em diferentes áreas artísticas. Além da carreira musical, o Ministério da Cultura ressaltou o papel do ator na internacionalização do cinema brasileiro.
“A expectativa é que Seu Jorge possa, a partir de sua atuação e projeção nacionais e internacionais, apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte”, destacou o Ministério em nota.
O homenageado também terá a oportunidade de participar de eventos nacionais e internacionais, além de contribuir com iniciativas e promover o Brasil internacionalmente nas redes sociais pessoais e do setor público. Saiba mais sobre o artista.
Seu Jorge recebeu do Ministério da Cultura do país o título de ‘Embaixador da Cultura’.
Segundo a pasta, a honraria reconhece a destacada e importante trajetória do cantor e ator nos diferentes campos das artes. pic.twitter.com/eBHn9dOXvb
— Africanize (@africanize_) November 28, 2023
A carreira de Seu Jorge
Jorge Mário da Silva nasceu em 1970 e cresceu em uma favela de Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Originário de uma família humilde, o artista chegou a revelar em entrevista a Jô Soares que morou na rua por sete anos. Ele explorou diversas atividades e nunca deixou a arte de lado.
Ao longo de sua trajetória, Seu Jorge teve seu momento de revelação quando integrou um grupo musical de sucesso dos anos 1990: o Farofa Carioca, que mesclava elementos do samba e do rock. Hoje ele é conhecido como cantor, compositor, instrumentista e ator.
Além disso, ele foi premiado na música algumas vezes. Em 2009, por exemplo, o artista ganhou a categoria de “Melhor Cantor” no Prêmio Multishow. Já em 2012, Seu Jorge foi campeão do Grammy Latino em “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” por conta do disco “Músicas Para Churrasco Vol. 1”.
Ainda, em sua carreira como ator, marcou presença em filmes renomados como “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite 2” (2010), “Medida Provisória” (2020) e “Marighella” (2021).
* Sob supervisão de Lilian Coelho