25 anos da banda

“Só Hoje”, do Jota Quest, quase foi deixada de lado; entenda

Dentre as diversas histórias contadas, Flausino revelou como o sucesso ganhou seu espaço no Discotecagem Pop Variada (2002)

jota-quest-foto
(Crédito: Divulgação)

Jota Quest lançou no último domingo, 8, De Volta Ao Novo, primeiro álbum de inéditas desde 2015. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Rogério Flausino, Marco Túlio e Paulinho Fonseca falaram sobre o novo disco e a celebração dos 25 anos da banda. A conversa, dividida em partes, está sendo divulgada pelo Instagram.

Publicidade

Dentre as diversas histórias contadas, Flausino revelou como o sucesso “Só Hoje” ganhou seu espaço no Discotecagem Pop Variada (2002). O grupo já havia lançado Oxigênio (2000) e estava se adaptando a um novo estúdio. “Nós estávamos compondo o próximo disco e o Rogério, com o violãozinho na beira da piscina, ficava dizendo, ‘Olha a música nova que eu fiz’, toda hora,” contou Marco Túlio. “Ninguém nem olhava,” acrescentou Rogério.

De acordo com o guitarrista, o restante da banda buscava sonoridades diferentes das encontradas na balada que estava nascendo sob os dedos do vocalista. Foi preciso que o produtor chamasse atenção para a música para que o grupo ficasse convencido de que deveria gravá-la. “Ela estava pedindo passagem, na nossa cara,” disse Túlio sobre como “Só Hoje” sobreviveu à rejeição inicial dos membros do Jota Quest.

Publicidade

Teria sido Liminha que, no último ensaio, constatou que faltava uma música para completar o álbum. Era a oportunidade perfeita para que a canção encontrasse seu espaço no disco de 2002. “Pelo PJ, nem ia ter a música. Ele nem quis gravar,” declarou Flausino. Por isso, foi o produtor quem gravou o baixo.

“A gente fez um arranjo muito purista, R&B sei lá das quantas, que era muito sofisticado. Na hora da mixagem, do jeito que estava, não ia dar,” comentou Fonseca. Depois de ser remodelada, a composição do “violãozinho do Rogério se tornou um grande hit. O sucesso foi tanto, que a banda nem precisava tocar a música: os fãs passaram a assumir esse papel. “A gente não toca ela no show, o povo que canta,” confessou o baterista.

Certa vez, inclusive, o Jota Quest precisou fugir da própria setlist após ser vencido por um pedido do público a plenos pulmões: “No Rock In Rio 2011, a gente só tinha uma hora de show. Na oitava ou na nona música, a galera começou a cantar ‘Só Hoje’ no intervalo de uma música para a outra, e não era ela naquela hora, tinha uma música antes dela,” lembrou Rogério. Relembre o momento:

Publicidade

No Spotify, “Só Hoje”, nas versões original e acústica, estão entre as cinco mais ouvidas do Jota Quest.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.