você sabia?

Conheça algumas curiosidades sobre os Jogos Pan-Americanos de Santiago

Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começam já nesta sexta-feira (20); veja algumas das curiosidades por trás do evento que promete trazer grandes emoções

Nesta sexta-feira (20) acontece a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Estádio Nacional do Chile.
(Crédito: Getty Images)

Nesta sexta-feira (20) acontece a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Estádio Nacional do Chile. Com mais de 50 modalidades diferentes, que preenchem o calendário esportivo do continente até o dia 5 de novembro, o torneio conta com algumas curiosidades.

Publicidade

Uma delas envolve o Brasil, que conta com uma delegação recorde. Com foco total, o Comitê Olímpico do Brasil está levando 633 atletas, 263 oficiais de federação e 124 do comitê, totalizando 1020 pessoas. E todas as regiões do Brasil terão algum representante, sendo 351 do sudeste, 87 do sul, 47 do nordeste, 26 do centro-oeste e 7 do norte. E para receber tudo isso, claro, o torneio precisaria de uma boa estrutura. No entanto, elas são temporárias, feitas por uma empresa brasileira, que soma R$20 milhões investidos para que tudo desse certo. O local conta com 17 sedes, 12.500 lugares de arquibancadas temporárias, 9.000 metros quadrados de tendas e 12.480 metros de cercas para delimitação de locais.

Nos esportes, outra coisa chama a atenção: serão 58 modalidades diferentes disputadas e três categorias estreantes, como Skate, Escalada e Breakdance, que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além disso, 11 são exclusivas da edição chilena, como Beisebol, Boliche, Esqui Aquático, caratê, Patinação Artística em rodas, Patinação de Velocidade inline, Pelota Basca, Raquetebol, Softbol, Squash, e Wakeboarding.

Publicidade

Outro número que chama a atenção é o número de países representados no evento, que engloba América do Sul, Central, Caribe e do Norte. A lista de países presentes são: Antígua e Barbuda, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela

No torneio, 240 vagas para as Olimpíadas estarão em disputa para cerca de sete mil atletas. Das 58 modalidades, 21 concedem vagas diretas e outras 12 acumulam pontos ou índices na corrida para o principal evento esportivo. Os esportes que garantem vaga são o Boxe, Breakdance, Escalada esportiva, Hipismo: adestramento, CCE e saltos, Ginástica artística, Ginástica rítmica, Ginástica de trampolim, Handebol, Hóquei sobre grama, Nado artístico, Pentatlo moderno, Polo aquático, Saltos ornamentais, Surfe, Tênis, Tênis de mesa, Tiro, Tiro com arco e Vela.


Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.