três vagas na disputa

Em Belém, Brasil busca vaga para Paris no Pré-olímpico de Basquete Feminino

Capital paraense recebe quadrangular que também conta com Alemanha, Austrália e Sérvia

Em Belém, Brasil busca vaga para Paris no Pré-olímpico de Basquete Feminino
Seis jogadoras da Seleção Brasileira são beneficiadas pelo Programa Bolsa Atleta – Crédito: Bruno Cecim / Ag. Pará

Em busca de vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Seleção Brasileira de basquete feminino começa hoje a disputa do torneio Pré-Olímpico da modalidade. São três vagas em jogo. Além do Brasil, Alemanha, Austrália, Brasil e Sérvia buscam carimbar o passaporte para Paris.

Publicidade

Pela primeira vez, a competição será realizada no Brasil, entre os dias 8 e 11 deste mês de fevereiro. A cidade escolhida como sede é Belém (PA).

A seleção vai com força total, com 12 jogadoras: Débora Costa, Carina Martins, Tainá Paixão, Isabela Ramona, Leila Zabani, Vitória Marcelino, Vanessa Sassá, Damiris Dantas, Érika Souza, Stephanie Soares, Licinara Bispo e Kamilla Cardoso.

Seis delas são beneficiadas pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal: Débora, Érica, Isabela, Leila e Taina, da categoria Internacional, e Licinara, da categoria Nacional.

As competições serão na arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, que tem capacidade para receber 11 mil pessoas. A arena passou por obras de reconstrução para sediar as partidas de Brasil, Alemanha, Austrália e Sérvia. Um novo piso foi instalado, além de polimento e pintura.

Publicidade

O Brasil estreia nesta quinta (8) contra a Austrália; no dia 10 (sábado) enfrenta a Sérvia e no dia 11 (domingo), a Alemanha. Todos os jogos do Brasil serão às 20h.

Operação

Para receber o evento, o governo do Pará reforçou os serviços de segurança, saúde e mobilidade urbana. Na área de segurança, serão 1.330 agentes nos três dias de jogos, com 189 viaturas, inclusive nas escoltas das seleções.

Além disso, 33 servidores de saúde vão ficar à disposição no local para prestar atendimento de urgência para os atletas e à população. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará será responsável pelas ações de prevenção.

Publicidade

A Polícia Militar fará o policiamento ostensivo no entorno e local com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), e a Polícia Civil dará suporte às ações dos órgãos de Segurança.

O Detran implementará ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir das 15h, nós quatro dias. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implementará as ações de controle das vias em apoio ao Detran.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.