Atividades Registradas

Equador declara ‘alerta amarelo’ em vulcão às vésperas da Libertadores

Caso a situação não se agrave, a chegada das delegações dos times deve ocorrer normalmente.

Equador declara 'alerta amarelo' em vulcão às vésperas da Libertadores
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O Equador emitiu um “alerta amarelo”, nesta segunda-feira (24), com a possibilidade de erupção do vulcão Cotopaxi, perto de Quito. A cidade de Guayaquil será o palco da final da Libertadores da América neste sábado (29). Flamengo e Athletico-PR disputarão a taça da competição.

Publicidade

Caso a situação não se agrave, a chegada das delegações dos times deve ocorrer normalmente. Porém, em caso de erupções mais intensas é possível que alguns voos sejam alterados ou cancelados, prejudicando o planejamento logístico das equipes.

Além do “alerta amarelo”, autoridades do Equador seguem emitindo comunicados para orientar moradores e visitantes do país. Até o momento, foram vendidos mais de 11 mil ingressos para o jogo da final da Libertadores no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Por exigência da Conmebol, organizadora do campeonato, os dois clubes precisam chegar à cidade com três dias de antecedência.

O vulcão Cotopaxi está localizado no coração dos Andes do Equador a cerca de 45 quilômetros de Quito. O vulcão voltou a dar sinais de atividade com registros de um ligeiro tremor devido à emissão de gases, vapor de água e pouca cinza. Até 2015, o Cotopaxi permaneceu 138 anos relativamente adormecido. O vulcão é considerado perigoso pois é coberto por uma camada de gelo que pode derreter e causar danos aos moradores de seu entorno.

 

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.