Após o empate com o São Paulo na partida final da Copa do Brasil no domingo (24), que rendeu o título inédito ao Tricolor, o Flamengo decidiu não seguir com o técnico Jorge Sampaoli em 2024. Agora, paira ainda uma dúvida quanto ao futuro do argentino: a demissão virá de imediato, ou ele permanecerá no cargo até o fim deste ano?
“Não penso nisso [pedir demissão]. Essa avaliação tem que ser do presidente do clube. Sei que cheguei em um clube em crise, que tinha perdido quatro finais. Complicado na Copa do Brasil porque havia perdido contra o Maringá e também contra o Aucas na Libertadores. Tentamos nesses cinco meses para trocar essa realidade. Sem dúvida não aconteceu o que queria, mas, nesses cinco meses, dediquei 24 horas por dia para mudar essa realidade“, afirmou Sampaoli.
Ele acrescentou, ainda, sua opinião acerca do campeonato mais recente: “Mas diferencio muito Libertadores e Brasileiro desta Copa do Brasil. Para mim, Flamengo perdeu a Copa do Brasil injustamente. Eu acho que o jogo foi favorável ao Flamengo. Nos quatro tempos, três foram para Flamengo“.
A diretoria do Rubro-Negro, por sua vez, já manifestou interesse na contratação do técnico Tite. Segundo informações do portal Globo Esporte, o treinador da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo no Catar, em 2022, foi sondado pelo clube, que tenta acertar o comando para a próxima temporada – e o retorno foi positivo. Tite teria ressaltado, porém, que só iniciaria o trabalho em 2024.
Embora o momento da saída oficial de Sampaoli ainda seja incerto, alguns fatores pesam para acelerar o processo, como o desgaste com o elenco do Flamengo e a falta de títulos ao longo da atual temporada.
O clube também deve considerar a conversa de como será o pagamento da multa rescisória do estrangeiro e toda a comissão técnica, visto que o treinador tem de quatro a cinco profissionais trabalhando com ele na equipe. De acordo com o portal GOAL, a diretoria precisará desembolsar pouco mais de 2 milhões de euros de multa.
A postura do argentino – que ficou isolado dos jogadores durante as paradas técnicas – na partida de ontem (24) também chamou a atenção de espectadores, inspirando comentários negativos. Ao final do jogo, Jorge Sampaoli desceu direto para o vestiário, e os jogadores do Flamengo ficaram abandonados dentro de campo. Os atletas do Rubro-Negro foram consolados por Dorival Júnior, ex-técnico do time. O mesmo aconteceu no momento da entrega das medalhas.