danos morais

Tribunal derruba condenação de Piquet por declarações sobre Hamilton

Durante uma entrevista em 2021, Piquet relembrou o Mundial de 2016, no qual Hamilton perdeu para o alemão Nico Rosberg, e afirmou que: “O neguinho devia estar dando mais c… naquela época, aí estava meio ruim”

Tribunal derruba condenação de Piquet por declarações sobre Hamilton
(Crédito: Getty Images)

Na última quarta-feira, 11, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) anulou a condenação por danos morais do ex-piloto, Nelson Piquet, em razão de suas falas sobre Lewis Hamilton. Em março deste ano, a Justiça havia estipulado que o brasileiro deveria pagar R$ 5 milhões em multa, após articular frases racistas contra o corredor britânico, heptacampeão da F1.

Publicidade

O ocorrido

Durante uma entrevista em 2021, Piquet relembrou o Mundial de 2016, no qual Hamilton perdeu para o alemão Nico Rosberg, e afirmou que: “O neguinho devia estar dando mais c… naquela época, aí estava meio ruim”. É importante relembrar que a palavra “neguinho” foi utilizada pelo brasileiro mais de uma vez.

Após este episódio, as organizações Educafro, Aliança Nacional LGBTI e Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo entraram com uma ação na Justiça e conseguiram uma condenação inicial, que foi derrubada nesta semana.

Conforme repercutido pelo jornal Folha de S. Paulo, o relator do caso, Aiston Henrique de Sousa, reconheceu que o ex-piloto “fez um deboche”, mas alega que “não há demonstração de discurso de ódio” na fala de Piquet.

O representante legal da Educafro, Marlon Reis, afirmou que irá recorrer desta decisão no STF (Supremo Tribunal Federal).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.