Al Jazeera

103 crianças são encontradas em contêiner de caminhão abandonado no México

Segundo o Instituto Nacional de Imigração (INM), as pessoas estavam bem e saudáveis. Até o momento, não foi identificado o motivo para que o motorista abandonasse o caminhão.

103 crianças são encontradas em contêiner de caminhão abandonado no México
(Crédito: Divulgação/ Instituto Nacional de Migración)

343 pessoas, entre elas 103 crianças, foram encontradas em um contêiner de um caminhão abandonado em uma rodovia no estado de Veracruz, na costa do Golfo do México. Essa rota é frequentemente utilizada por contrabandistas para trazer pessoas do México para os Estados Unidos, segundo o Al Jazeera.

Publicidade

A informação foi passada pelo Instituto Nacional de Imigração (INM). As pessoas estavam bem e saudáveis. Até o momento, não foi identificado o motivo para que o motorista abandonasse o caminhão, segundo autoridades.

De acordo com o Al Jazeera, a maior parte das crianças era da Guatemala. Isso ocorre pois muitas pessoas entram nos EUA e só depois negociam com contrabandistas para trazer seus filhos. Os adultos eram de quatro países: Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador, segundo o INM.

Esse contêiner de caminhão abandonado no México era mais sofisticado do que muitos. O local tinha ventiladores e portas de ventilação cortadas no teto. As pessoas também usavam pulseiras com cores variadas. Essa medida aparentemente era para diferenciar os clientes de diferentes contrabandistas.

Publicidade

Recordes em 2022

A ação de cruzar a fronteira entre o México e os EUA atingiu níveis recordes em 2022. A Patrulha de Fronteira dos EUA documentou pelo menos 2.378.944 “encontros” na região.

Mas, muitos casos acabam em tragédia. Em junho do ano passado, mais de 50 pessoas morreram depois de serem abandonadas em um caminhão durante o forte calor de San Antonio, no Texas.

Em dezembro de 2021, 56 pessoas da América Central, com destino aos Estados Unidos, foram mortas e dezenas ficaram feridas quando o caminhão em que viajavam capotou no sul do México.

Publicidade

Leia também:

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.