
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou hoje (24) que seu país rejeita a ideia de criação de uma moeda comum na América Latina para transações comerciais, como ocorre na parceria entre Brasil e Argentina.
“Não estaríamos de acordo. Nós temos muitas razões para continuar mantendo o dólar como referência”, disse Obrador em uma entrevista coletiva.
“O que me preocupa não é que exista ou não, é que é algo inventado para prejudicar a imagem do Brasil e da Argentina ou buscar confronto com os Estados Unidos por causa do dólar”, afirma o presidente do México.
Mais cedo, Obrador enviou um vídeo ao presidente argentino Alberto Fernández, e outros líderes presentes na Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), encontro que acontece em Buenos Aires. Na mensagem, o presidente do México reafirmou sua solidariedade e apoio fraterno aos colegas presentes. Afirmou ainda que o México busca a integração de todo o continente, econômica, comercial e politicamente.
Obrador pediu apoio para o povo do Peru e criticou o que chamou de “infâmia perpetrada” contra Pedro Castillo, preso injustamente.
Siga a gente no Google NotíciasEste fue el mensaje que envié a mis amigos y hermanos presidentes de países que integran la CELAC. pic.twitter.com/ACDhsIPGyW
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) January 24, 2023