Diplomacia

Lula: “Relações com Argentina nunca deveriam ter sido truncadas”

Além disso, o presidente brasileiro pediu desculpas ao povo argentino por “grosserias” feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em declaração à imprensa ao lado do presidente da Argentina Alberto Fernández.

Lula diz que relações entre Brasil e Argentina "nunca deveriam ter sido truncadas"
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (23), que as relações entre Brasil e Argentina “nunca deveriam ter sido truncadas”. A afirmação foi feita durante a viagem do presidente à Argentina. Além disso, o presidente brasileiro pediu desculpas ao povo argentino por “grosserias” feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em declaração à imprensa ao lado do presidente da Argentina Alberto Fernández.

Publicidade

A visita a Buenos Aires é o primeiro compromisso internacional de Lula, que busca, junto com Fernández, fortalecer a relação dos países, que foi abalada durante o governo de Jair Bolsonaro em razão de diferenças, sobretudo, ideológicas. Enquanto era presidente, Bolsonaro criticava a condução política do governo argentino após a eleição de Alberto Fernández, um político de esquerda.

“Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada. A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos”, disse Lula.

“Estou pedindo desculpas por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como um genocida por causa da responsabilidade com o cuidado com a pandemia, todas as ofensas que fez ao Fernández”, acrescentou.

Publicidade

AGENDA PRESIDENCIAL

Ainda nesta tarde, Lula deve encontrar empresários. Enquanto à noite, a agenda presidencial inclui um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner. Lula chegou neste último domingo (22) na Argentina. Além disso, o presidente brasileiro afirmou em uma rede social que busca retomar laços com a Argentina, principal parceiro comercial do Brasil: “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.