Os ataques terroristas ao World Trade Center, no Pentágono e na Pensilvânia, movidos pelo grupo terrorista Al Qaeda contra os Estados Unidos completam 23 anos nesta quarta-feira (11). Para retratar o acontecimento que vitimizou quase 3 mil pessoas, produções cinematográficas e documentários foram realizados.
O que, a princípio, poderia parecer um acidente aéreo se transformou no atentado que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo. Diversas produções procuram manter viva a memória desses eventos trágicos. Pensando nisso, reunimos algumas das principais obras que relatam esse episódio histórico para que você possa conhecer mais a fundo.
Filmes e documentários sobre o 11 de setembro
As produções cinematográficas sobre o 11 de setembro são uma forma poderosa de documentar esse dia fatídico. Elas apresentam diferentes perspectivas e histórias, desde a experiência das vítimas até a caçada ao responsável pelo ato, Osama Bin Laden.
Confira abaixo uma lista com algumas das principais produções que abordam os ataques de 11 de setembro e suas consequências:
- A Hora Mais Escura: Em 2012, o filme “A Hora Mais Escura” foi inspirado na história da caçada ao homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden. Com Jessica Chastain no papel principal, a trama segue Maya, uma agente da CIA que atua no interrogatório de prisioneiros ligados ao Al Qaeda. No ano seguinte, o longa recebeu 5 indicações ao Oscar e levou a estatueta de Melhor Edição de Som.
- As Torres Gêmeas: Dois agentes da Autoridade Portuária, ficam presos nos escombros do World Trade Center após auxiliarem pessoas a escapar dos edifícios durante os ataques. No elenco, nomes como Nicolas Cage, Michael Peña e Maggie Gyllenhaal se destacam. O título está disponível para compra e aluguel na Apple TV+ e Prime Video.
- 11 de setembro: No Gabinete de Crise do Presidente: Um documentário lançado em 2021 pela Apple TV+ traz a visão do presidente dos Estados Unidos na época, George W. Bush, e de sua equipe mais próxima durante e nas primeiras horas após o ataque.
Essas produções cinematográficas não apenas mantêm viva a memória das vítimas, mas também ajudam a educar as novas gerações sobre o impacto e as consequências dos ataques de 11 de setembro.