Annie Ernaux, uma das mais importantes autoras da França, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito pela Academia Sueca nesta quinta-feira (6). De Estocolmo, a Academia justificou que o prêmio se deve “pela coragem e acuidade clínica com que [Annie Ernaux] desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”.
A escritora francesa, que também é professora universitária de Literatura, escreve romances sobre a vida cotidiana em seu país. Com quase 20 livros lançados, Annie Ernaux tem uma temática bem definida: o peso da dominação entre as classes sociais e o amor. Estes dois caminhos sempre estiveram presentes em sua obra, que é essencialmente autobiográfica, onde reúne intimidades de uma mulher que acompanha as grandes mudanças na sociedade francesa do pós-guerra.
O livro “O Acontecimento”, de 2000, relata um aborto clandestino que a autora fez nos anos 1960, quando tinha 23 anos de idade. Para a Academia, esta seria uma obra-prima entre os trabalhos da escritora:
“É um texto implacavelmente honesto, onde entre parênteses ela acrescenta reflexões em uma voz vitalmente lúcida, dirigindo-se a si mesma e ao leitor em um único e mesmo fluxo.”
Annie Ernaux é a primeira mulher francesa a conquistar o Nobel de Literatura, e é uma das convidadas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. A Flip começa no dia 23 de novembro.
A escritora francesa Annie Ernaux é a vencedora do Nobel de Literatura 2022. pic.twitter.com/QEjHNYbtve
— Quatro Cinco Um (@quatrocincoum) October 6, 2022