O jornalista russo Dmitry Muratov, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em outubro de 2021, leiloará pessoalmente a medalha recebida e doará o valor que conseguir para a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Além dos US$ 500 mil que recebeu por vencer o Nobel, Dmitry leiloará a medalha de 175 gramas de ouro de 23 quilates que, quando derretida, pode valer até US$ 10.000. O leilão online foi ao ar no dia 1º de junho, data que marca o Dia Internacional da Criança.
O jornalista russo, em entrevista à Associated Press, diz estar preocupado com o futuro das crianças por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia. Segundo Dmitry, o motivo do leilão é “dar às crianças refugiadas uma chance para um futuro”.
Muratov trabalhava em um jornal chamado Novaya Gazeta, que foi fechado pois publicava informações que o governo de Vladimir Putin não aprovava. O jornal foi fechado em março, logo após o início da invasão da Rússia sobre solo ucraniano.
O Prêmio Nobel da Paz em 2021 foi dividido entre dois jornalistas: Dmitry Muratov, da Rússia, e Maria Ressa, das Filipinas. Estes receberam o prêmio por preservar a liberdade de expressão em seus respectivos países, apesar de censuras governamentais.
O jornalista russo Dmitry Muratov está leiloando sua medalha do Nobel da Paz para ajudar os refugiados ucranianos.
A medalha será leiloada pela Heritage Auctions em 20 de junho (hoje), Dia Mundial do Refugiado.https://t.co/tlXSuyL1gG— Paulo Silva (@EntreMentes) June 20, 2022