mecânica quântica

Prêmio Nobel de Física 2022 vai para três cientistas

Os vencedores são da França, Estados Unidos e Áustria.

premio-nobel-de-fisica-2022-vai-para-tres-cientistas
Vencedores do prêmio (Créditos: Divulgação/ Prêmio Nobel 2022)

O Prêmio Nobel 2022 em Física teve três cientistas vencedores: Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (4).

Publicidade

Os três ganhadores dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de R$ 4,8 milhões. Os vencedores são da França, Estados Unidos e Áustria. A equipe produziu um estudo sobre a mecânica quântica, uma área da Física que investiga o comportamento de partículas minúsculas como átomos, elétrons e fótons.

As descobertas “lançaram as bases para uma nova era da tecnologia quântica”, afirmou o comitê do Nobel. “Ser capaz de manipular e gerenciar estados quânticos e todas as suas camadas de propriedades nos dá acesso a ferramentas com um potencial inesperado”, completou.

De acordo com o portal g1, o professor de física teórica e membro da Real Academia Sueca de Ciências, Ulf Danielsson, explica que o fenômeno experimentado pelos vencedores do prêmio desafia as leis da física clássica, de Isaac Newton.

“Hoje em dia, por exemplo, nossas transações bancárias são baseadas em sistemas criptográficos complexos que utilizam truques matemáticos. No futuro, usando o entrelaçamento e a mecânica quântica poderemos transferir informações de uma maneira impossível de quebrar essa criptografia. Uma maneira absolutamente segura de transferir informações que se baseia nas leis da física”, diz Danielsson.

Publicidade

Os ganhadores do Nobel de física desse ano já foram anunciados.
Eles ganharam o prêmio por suas descobertas sobre informação quântica pic.twitter.com/u42LekJYRs

— Ana Clara 🌌🔭 (@a_pleiade) October 4, 2022

Publicidade