AquaDom

Aquário gigante explode em Berlim

Todos os 1.500 peixes que abrigavam a estrutura morreram.

aquario-gigante-explode-em-berlim
AquaDom, como era conhecido, tinha 14 metros de altura. (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

O maior aquário cilíndrico independente do mundo explodiu na manhã desta sexta-feira (16), no distrito de Mitte, em Berlim. Mais de um milhão de litros de água se espalhou nas ruas próximas quando a estrutura, que abrigava cerca de 1.500 peixes exóticos, estourou.

Publicidade

AquaDom, como era conhecido, tinha 14 metros de altura e estava localizado em um complexo de lazer formado por um hotel, museu, lojas e restaurantes. Segundo as autoridades locais, apenas duas pessoas foram feridas por estilhaços, mas o acidente poderia ter gerado muitas perdas humanas caso tivesse acontecido poucas horas depois, quando o ambiente fica lotado. 

Todos os peixes e animais que viviam no espaço morreram. Outros 500, localizados em um segundo aquário, de proporções menores, no saguão do hotel, também estão em risco de vida. Isso porque o estouro interrompeu o serviço de energia local, causando a interrupção do fornecimento de oxigênio. Algumas organizações, incluindo o zoológico da cidade, já se ofereceram para cuidar dos peixes sobreviventes.

As causas da explosão ainda estão sendo investigadas, porém, uma das suspeitas é que as baixas temperaturas, comuns na região durante essa época do ano, podem ter provocado rachaduras na estrutura, que acabou cedendo à pressão da água. 

Ao menos 400 pessoas que estavam hospedadas no hotel foram orientadas a deixar o prédio, enquanto as ruas próximas ao complexo foram fechadas por conta da grande quantidade de água e estilhaços. 

Publicidade

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.