Seja protagonista da sua vida financeira!

Orientações práticas para economizar água e reduzir o custo da sua conta!

*Por Simone Costa.

Orientações práticas para economizar água e reduzir o custo da sua conta!
(Crédito: Canva Fotos)

Saiba como economizar água e contribua para economia de sua conta, para o meio ambiente e a sociedade. Seja protagonista da sua vida financeira!

Publicidade

Neste artigo abordarei como você pode economizar com a conta de água de duas formas:

A) Ações que só dependem de você.

B) Ações que envolvem pequenos investimentos.

Tome nota e mais que isso, coloque em prática! Tenho certeza de que muita coisa deve saber, mas o importante é praticar e mobilizar toda a família para isso. Vamos lá!

Publicidade

A) Ações que só dependem de você!

1) Cuide de suas torneiras e encanamentos!

Verifique se suas torneiras estão “pingando”. Feche-as corretamente. Faça a mesma verificação em sua encanação. Importante realizar as manutenções necessárias. Se a sua torneira estiver frouxa, é fundamental trocar a “borracha”, também chamada de “bucha” ou “courinho”; isso representa economia imediata.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, um filete de água de 2 milímetros vazando da torneira resulta em desperdiço de 4 mil litros por mês. Um filete de 4 milímetros triplica o volume de perda.

Publicidade

2) Feche a torneira ao escovar os dentes e se barbear

É fundamental fechar a torneira quando escova os dentes e que se barbeia. Abra a torneira apenas quando for se enxaguar. Mantendo a torneira fechada você economiza 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento) enquanto escova os dentes e 9 litros (casa) e 79 litros (apartamento) ao fazer a barba.

3) Guarde a água da chuva e substitua o uso da mangueira

Publicidade

Utilize recipientes como baldes, bacias e tonéis para guardar a água da chuva. Ela pode ser utilizada para lavagem de seu quintal, regar suas plantas, lavar seu carro, entre outras utilidades. Desta forma você evita utilizar a mangueira para essas questões.

4) Fique atento à sua caixa d’água

É essencial estar atento para que a caixa d’água não transborde. Mantenha-a sempre fechada; é fundamental para evitar a evaporação mais acelerada e o depósito de dejetos. Adicionalmente, faça as manutenções necessárias.

Publicidade

5) Reutilize a água da máquina de lavar

Como você lava seu quintal, baldes e outras peças externas de sua casa? Utilize a água de sua máquina de levar! Guarde-a num recipiente após a lavagem das roupas. Ao passo que estamos falando da máquina de levar, é importante determinar dias para a lavagem de roupas. Assim você tem ciência e acumula, separa em cores de acordo com sua preferência e lava tudo num único dia.

6) Cubra e trate de sua piscina

Evite trocar a água da piscina. Aprenda como limpá-la corretamente para evitar o descarte de todo aquele volume de água. Uma dica para preservar a água é cobrir a piscina com uma lona: além de manter a água limpa, evita a evaporação. Faça a manutenção de sua piscina adequadamente, fale com um especialista.

7) Tome banhos mais curtos

Tenho ciência que o momento do banho muitas vezes também é de relaxamento. Ainda assim, é importante você estar atento. Será que é necessário um banho de 40 minutos, 30 minutos?

Você sabia que um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água? Se você reduzir o tempo para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados! Então, tome banhos mais curtos, economize água e tenha mais tempo para você!

B) Ações que envolvem pequenos investimentos!

1) Utilize acessórios para ajudar na economia!

Existem algumas peças que são comercializadas em depósitos, lojas de materiais de contrição e de utensílios domésticos que podem contribuir para a economia de água, sendo um pequeno investimento. Pode-se citar o redutor de pressão o regador, esguicho revólver, entre outros. De maneira geral você pode colocá-lo em suas torneiras ou mangueiras para reduzir o volume da pressão da água e assim economizar no uso.

2) Invista no “telhado verde”

A principal função do “telhado verde” é a captação da água da chuva.

O telhado verde possui sete camadas para compor a estrutura. Cada uma delas possui uma função e resulta na harmonia para captação da água da chuva e do calor do sol no sistema como um todo. Recomenda-se buscar um arquiteto ou especialista para instalação. O profissional entenderá qual é o melhor processo para você de acordo com o tipo de telhado que possui.

3) Utilize sprinklers para seu jardim

Em resumo, os sprinklers compreendem um sistema cronometrado de bombeamento da água. Pode ser utilizado para irrigação e são muito comuns como sistemas em caso de combate a incêndios. Com eles possuem cronometro, você pode programar da forma necessária.

Complementarmente, eles disparam apenas a água necessária, o que contribui com e economia.

4) Utilize descargas de duplo acionamento

A descarga que possui a válvula de dual flush tem duas opções de jatos de água, um mais fraco e outro mais forte, respectivamente para quando alguém fizer o número 1 ou o número 2. Você sabia que essa tecnologia é capaz de economizar água em até 50% do volume tradicional? Como opção, também existe a possibilidade de regular a válvula de descarga atual para reduzir a pressão da água e, com isso, o consumo.

Essas são apenas algumas ações para você economizar e fazer sua parte em contribuição ao meio ambiente! E assim, economizar na sua conta de água e potencializar os resultados do seu planejamento financeiro!

*Superintendente Comercial e Estratégia de Negócio na Matarazzo Investimentos, Especialista em Investimentos certificada com o CFP®, MiFID II, CAMS e autora do livro “Planejamento Financeiro: Você no Controle!”.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.